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Title: Atravessem plataforma 9 ½: uma relação entre a série Harry Potter e o ensino confirmatório na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
metadata.dc.creator: Malacarne, Ivan Kiper
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Adolescência;Harry Potter;Ensino confirmatório;Religião vivida;Ritos de passagem;Cultura da convergência;TEOLOGIA PRÁTICA;Adolescence;Harry Potter;Confirmation classes;Lived religion;Rites of passage;Convergence culture
Issue Date: 9-Aug-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: MALACARNE, Ivan Kiper. Atravessem plataforma 9 ½: uma relação entre a série Harry Potter e o ensino confirmatório na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. 2021. 146 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.
Series/Report no.: TM;407
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa está inserida nos debates e reflexões a respeito da adolescência e do Ensino Confirmatório na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) a partir da série Harry Potter. O desdobramento metodológico foi constituído por meio da religião vivida como instrumento hermenêutico da Teologia Prática para investigar o fenômeno religioso, o qual não está restrito à prática eclesiástica. Diante de um processo que, frequentemente, torna-se obsoleto junto aos e às adolescentes, o Ensino Confirmatório tem sido pauta de vários debates desde as décadas de 1960 e 1970, principalmente a respeito de sua relevância tanto sob os parâmetros orientadores institucionais quanto através do impacto dele na vida daqueles e daquelas que participam. Diante de tal problemática, almeja-se neste trabalho ensejar alguns desdobramentos do fenômeno Harry Potter e de sua relação com a adolescência com o intuito de propor novos caminhos que ressignifiquem o Ensino Confirmatório. Para tal análise, a série será investigada principalmente sob o seu caráter de rito de passagem secular e como fenômeno midiático e tecnológico contemporâneo, de modo que represente tanto um apelo para a maturidade como também as transformações da cultura digital nos últimos trinta anos. O desdobramento deste percurso será apresentado por meio de uma abordagem temática e uma outra estrutural.
Description: 145 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1087
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