Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1083
Title: O significado das tensões no livro de atos dos apóstolos para a formação identitária da Igreja Cristã à luz do humanismo hebreu
metadata.dc.creator: Fernandes, Jason de Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoefelmann, Verner
Keywords: Atos dos Apóstolos;Igreja;Dualismo;Humanismo Hebreu;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Acts;Church;Dualism;Hebrew Humanism
Issue Date: 23-Apr-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: FERNANDES, Jason de Andrade. O significado das tensões no livro de atos dos apóstolos para a formação identitária da Igreja Cristã à luz do humanismo hebreu 2021. 64 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.
Series/Report no.: TMP;682
metadata.dc.description.resumo: O livro dos Atos dos Apóstolos revela uma série de tensões entre grupos e indivíduos. Observadas a partir das estruturas de pensamento contemporâneas do ocidente, largamente influenciada pela filosofia dualista grega, estas tensões podem ser errônea e superficialmente assumidas como meros antagonismos opressores de um grupo étnico sobre outro, de uma cultura religiosa em detrimento de outra. O humanismo hebreu, na condição de uma cosmovisão totalizante, confere um outro sentido a estas tensões. Esse sentido, extraído do vínculo entre o humanismo hebreu e o humanismo da cristandade do primeiro século, é a chave que revela o processo de formação e a natureza identitária-ontológica da Igreja Cristã. Essa pesquisa tem como objetivo buscar o significado das tensões entre judeus e cristãos registradas no livro dos Atos, quando o cristianismo ainda se circunscrevia exclusivamente aos círculos judaicos. Faremos isso com ênfase na unidade metafísica forjada por Javé, na antiguidade, para o povo hebreu, na unidade antropológica assumida na pessoa de Jesus, e na unidade ética conferida à comunidade cristã primitiva, através da ação sobrenatural do Espírito Santo.
Description: 64 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1083
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernandes_ja_tmp682.pdfdocx.pdfTexto completo PDF442.26 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons