Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1080
Title: A prática da escuta de narrativas em ambiente hospitalar: Jesus de Nazaré como paradigma de cuidado
metadata.dc.creator: Lopes, Maria José Lisboa
metadata.dc.contributor.advisor1: Herbes, Nilton Eliseu
Keywords: Narrativas;Escuta;Cuidado;Espiritualidade;Mulher com hemorragia;DIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAIS;Narratives;Listening;Care;Spirituality;Woman with hemorrhage
Issue Date: 13-Jan-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: LOPES, Maria José Lisboa. A prática da escuta de narrativas em ambiente hospitalar: Jesus de Nazaré como paradigma de cuidado. 2021. 88 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.
Series/Report no.: TMP;676
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como foco a importância da escuta de narrativas de pessoas enfermas em ambiente hospitalar. Busca luzes em Jesus de Nazaré como paradigma de cuidado. A pesquisa situa a realidade hospitalar e o contexto de doença e cura nos evangelhos. Reflete sobre a escuta de pessoas enfermas em ambiente hospitalar. O cuidado com as pessoas enfermas é um gesto singular neste espaço de saúde. A perícope bíblica com o relato da mulher que sofria de hemorragia havia doze anos, toma decisão e enfrenta a multidão para tocar em Jesus. Este texto desperta a importância da atitude de escuta atenta e empática para com a pessoa enferma. O gesto de Jesus para com esta mulher e para com os e as doentes de seu tempo, joga luzes para a realidade de escuta, cuidado e atenção às pessoas em estado de hospitalização. Refletiremos sobre o valor do toque e a escuta dos e das profissionais em saúde com seus pacientes. Com esta mesma atenção, falaremos sobre a importância das pessoas agentes da pastoral da saúde hospitalar aperfeiçoarem-se na escuta de narrativas das pessoas enfermas. Daremos atenção na dimensão da espiritualidade cristã para uma boa missão na pastoral hospitalar. Indicaremos algumas dicas para quem deseja assumir a missão.
Description: 88 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1080
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lopes_mjs_tmp676.pdfTexto completo PDF1.02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons