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Title: O protagonismo juvenil e a formação das jovens mulheres: um estudo sobre a organização das “Filhas de Jó” de Valença/BA
metadata.dc.creator: Vieira, Oscarina Edington
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: Juventude;Gênero;Educação;Maçonaria;Protagonismo Juvenil;Filhas de Jó;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA INFÂNCIA E JUVENTUDE;Youth;Gender;Education;Freemasonry;Youth Protagonism;Daughters of Job
Issue Date: 17-Dec-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: VIEIRA, Oscarina Edington. O protagonismo juvenil e a formação das jovens mulheres: um estudo sobre a organização das “Filhas de Jó” de Valença/BA. 2020. 121 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TMP;675
metadata.dc.description.resumo: O objeto deste trabalho é apresentar a pesquisa realizada na Organização das Filhas de Jó Internacional acerca das práticas educacionais contidas em sua proposta pedagógica para o desenvolvimento das jovens mulheres, analisando como tais práticas contribuem para o fomento do protagonismo juvenil no município de Valença/BA. O trabalho consistiu em uma fase do levantamento bibliográfico, construção e análise do referencial teórico sobre juventude, gênero e educação como bases para o conceito do protagonismo juvenil; discorrer sobre a relação da Maçonaria com as mulheres da instituição; apresentar a organização das Filhas de Jó, história, princípios, Landmark’s, organicidade e internacionalidade’; analisar o projeto educativo da instituição aliado à proposta pedagógica desenvolvida pelo Bethel Lírios da Paz e Fraternidade, em Valença/BA. Verificar como a organização analisada desenvolve o protagonismo das jovens integrantes de maneira informal. O protagonismo jovem acontece de maneira mais intensa no ambiente do Bethel. Constata ainda que a proposta educativa da organização apresenta significativas interfaces com a metodologia do protagonismo juvenil, enquanto uma proposta pedagógica. Em relação ao trabalho desenvolvido pela instituição, aponta que a organização está bem situada no contexto maçônico e social como uma agência educadora que desenvolve a juventude feminina. Em relação ao uso das práticas educacionais, demonstra que apesar da existência de vários modelos pedagógicos, o uso dos mesmos acontece de modo informal e depende da iniciativa dos adultos voluntários. Para tanto, unindo o discurso teórico com a experiência vivida como integrante da instituição foi utilizado como métodos de coleta de dados às pesquisas exploratória, bibliográfica e documental, visando ampliar o entendimento sobre a relação entre o objeto e o sujeito estudado. Por fim, mostra que a atuação das guardiãs e dos guardiões contribui para que a proposta pedagógica da instituição surta o efeito desejado, potencializando o aprendizado do protagonismo juvenil, ao proporcionar uma maior participação das jovens mulheres a partir da organização.
Description: 121 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1076
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