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Title: Promoção da educação secular por a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: discursos, criatividade e terceirização
metadata.dc.creator: Esteves, Márcia Helena Silva de Queiroz
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: Educação;Profissionalização;Inclusão;Secularização;Teologia;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Education;Professionalization;Inclusion;Secularization;Theology
Issue Date: 17-Dec-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: ESTEVES, Márcia Helena Silva de Queiroz. Promoção da educação secular por a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: discursos, criatividade e terceirização. 2020. 76 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TMP;674
metadata.dc.description.resumo: A sociedade atual tende à secularização ou ao questionamento das instituições religiosas, exigindo ações mais pragmáticas para a solução de seus problemas. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – IJCSUD possui o programa Fundo Perpétuo de Educação - FPE como principal resposta para a profissionalização de seus membros jovens e adultos. Ao invés de construir escolas e faculdades, a IJCSUD empresta recursos subsidiados para seus membros estudarem em instituições já existentes onde moram, adotando uma estratégia similar à terceirização. Contudo, a igreja possui vários programas educacionais seculares que abrangem da alfabetização ao Doutorado em universidade de ponta. Eles são complementares e sinérgicos ao FPE. Busca-se compreender esses programas e suas bases, especialmente as doutrinárias. Como referenciais, foram estudadas a formação cultural brasileira e como ela influencia em um clima de tolerância, apesar da vitória da ultradireita e de movimentos religiosos fundamentalistas no Brasil. A religião media e é mediada pela cultura, podendo ser instrumento de conservação das condições ou de transformação social. A pesquisa foi qualitativa e documental sobre bases que permitissem compreender melhor a doutrina SUD e seus programas educacionais. Existe uma forte ênfase na crença mórmon sobre a educação religiosa ou não, inclusive não haveria distinção profunda entre educação religiosa e secular, havendo diversas ações nesse sentido. Nessa doutrina, a ignorância seria elemento de condenação e o conhecimento, um ato de elevação pessoal, inclusive de forma transcendental, e traria vantagens até para o corpo glorificado do ser humano exaltado à morada Divina. Contudo, elementos culturais brasileiros dificultam a aplicação dessa doutrina de forma mais intensa, havendo uma mediação na prática SUD brasileira que busca um equilíbrio inclusive com uma espécie de silêncio sobre o tema educacional. As instruções sobre os programas SUD chamam atenção pelas minúcias. O FPE e outras ações educativas se fazem necessários em um momento em que diversos níveis educacionais ainda não atendem a contento e vão ao encontro das demandas sociais na contemporaneidade.
Description: 76 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1075
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