Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1074
Title: A exclusão social de pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
metadata.dc.creator: Silva, Soraya Almeida da
metadata.dc.contributor.advisor1: Herbes, Nilton Eliseu
Keywords: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);Inclusão;Educação;Teologia;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD);Inclusion;Education;Theology
Issue Date: 18-Jan-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Soraya Almeida da. A exclusão social de pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2020. 75 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TMP;679
metadata.dc.description.resumo: Com motivação pessoal, por ter sido uma pessoa com TDAH, o tema do trabalho é a inclusão da pessoa com TDAH na sociedade. A exclusão é uma realidade social no Brasil e no Mundo. Ela se dá em relação a quaisquer pessoas que não se “enquadram” no status quo social estabelecido por uma minoria dominante. Pessoas com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são parte dessa sociedade. O objetivo do trabalho é refletir acerca do TDAH em adolescentes e a sua desmistificação, visando a inclusão das pessoas a partir da pluralidade e diversidade social. Para isso, inicia com uma conceituação acerca do transtorno, reflete sobre a família neste contexto, bem como sobre a adolescência, quando, geralmente o TDAH passa a ser mais evidente e passível de exclusão. Destaca o TDAH na escola e na aprendizagem uma vez que influi diretamente no processo de aquisição de conhecimentos, além das relações pessoais. Por fim, busca na Teologia, uma área do saber que trata do sentido da vida, a compreensão da inclusão. Conclui-se que o TDAH é apenas mais um fator de exclusão social, por um lado, e evidência de diversidade social, por outro. A partir da pregação e da ação de Jesus Cristo, compreende-se que todas as pessoas são filhas de Deus e, por isso, iguais na sua essência, ainda que diferentes em suas particularidades.
Description: 75 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1074
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_sa_tmp679.pdfTexto completo PDF426.6 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons