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dc.creatorSilva, Soraya Almeida da-
dc.date.accessioned2021-05-25T22:34:37Z-
dc.date.available2021-05-25T22:34:37Z-
dc.date.issued2021-01-18-
dc.identifier.citationSILVA, Soraya Almeida da. A exclusão social de pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2020. 75 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1074-
dc.description75 p.pt_BR
dc.description.abstractWith personal motivation, for having been a person with ADHD, the theme of the work is the inclusion of the person with ADHD in society. Exclusion is a social reality in Brazil and in the world. It occurs in relation to any people who do not "fit" the social status quo established by a dominant minority. People with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) are part of that society. The objective of the work is to reflect on ADHD in adolescents and its demystification, aiming at the inclusion of people based on plurality and social diversity. For this, it starts with a conceptualization about the disorder, reflects on the family in this context, as well as on adolescence, when, in general, ADHD becomes more evident and subject to exclusion. It highlights ADHD at school and in learning as it directly influences the knowledge acquisition process, in addition to personal relationships. Finally, it seeks in Theology, an area of knowledge that deals with the meaning of life, the understanding of inclusion. It is concluded that ADHD is just another factor of social exclusion, on the one hand, and evidence of social diversity, on the other. From the preaching and action of Jesus Christ, it is understood that all people are children of God and, therefore, equal in essence, although different in their particularities.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;679-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeologiapt_BR
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectAttention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)en
dc.subjectInclusionen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTheologyen
dc.titleA exclusão social de pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471pt_BR
dc.contributor.referee2Custódio, Elivaldo Serrão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8819683729192070pt_BR
dc.description.resumoCom motivação pessoal, por ter sido uma pessoa com TDAH, o tema do trabalho é a inclusão da pessoa com TDAH na sociedade. A exclusão é uma realidade social no Brasil e no Mundo. Ela se dá em relação a quaisquer pessoas que não se “enquadram” no status quo social estabelecido por uma minoria dominante. Pessoas com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são parte dessa sociedade. O objetivo do trabalho é refletir acerca do TDAH em adolescentes e a sua desmistificação, visando a inclusão das pessoas a partir da pluralidade e diversidade social. Para isso, inicia com uma conceituação acerca do transtorno, reflete sobre a família neste contexto, bem como sobre a adolescência, quando, geralmente o TDAH passa a ser mais evidente e passível de exclusão. Destaca o TDAH na escola e na aprendizagem uma vez que influi diretamente no processo de aquisição de conhecimentos, além das relações pessoais. Por fim, busca na Teologia, uma área do saber que trata do sentido da vida, a compreensão da inclusão. Conclui-se que o TDAH é apenas mais um fator de exclusão social, por um lado, e evidência de diversidade social, por outro. A partir da pregação e da ação de Jesus Cristo, compreende-se que todas as pessoas são filhas de Deus e, por isso, iguais na sua essência, ainda que diferentes em suas particularidades.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3524397210695673pt_BR
dc.contributor.advisor1Herbes, Nilton Eliseu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241748367735018pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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