Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1069
Title: Cultura fitness: da modalidade esportiva à religião vivida
metadata.dc.creator: Sueitti, Marco Antonio Guermandi
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Cultura fitness;Religião vivida;Teologia prática;Musculação;Espiritualidade;TEOLOGIA PRÁTICA;Fitness culture;Lived religion;Practical theology;Body building;Spirituality
Issue Date: 30-Jul-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: SUEITTI , Marco Antonio Guermandi. Cultura fitness: da modalidade esportiva à religião vivida. 2020. 358 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;218
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa busca classificar a cultura fitness como sendo uma religião vivida. Para tanto, a mesma está organizada em três partes compostas por seus respectivos capítulos. A primeira parte busca evidenciar elementos que fazem da cultura fitness uma legítima cultura. Esses elementos são dividido em três abordagens, a saber, o resgate histórico dos exercícios físicos, a estrutura da cultura fitness e o seu funcionamento. Por meio das informações colhidas na primeira parte e do testemunho interno da própria cultura fitness, a segunda parte confronta tais informações e testemunhos internos com os conceitos clássicos de religião, de modo que, desse confronto, a cultura fitness possa ser caracterizada como sendo uma religião vivida. Uma vez caracterizada como sendo uma religião vivida, a terceira parte da pesquisa tanto reflete o conceito de religião vivida, como propõe uma descrição da jornada (itinerário) espiritual dos e das praticantes de musculação e, consequentemente, reflete quais contribuições essa experimentação da espiritualidade na prática dos exercícios físicos pode contribuir para as instituições religiosas. Do ponto de vista da natureza da pesquisa, a mesma é de natureza simples, visto que propõe gerar novos conhecimentos para o progresso da pesquisa científica. Nesse sentido, seu objetivo, enquanto procedimento científico, é de natureza exploratória, uma vez que o direcionamento do assunto abordado ainda é pouco explorado. Sobre o procedimento técnico, a presente pesquisa tanto é bibliográfica – pois faz uso de outras pesquisas e materiais publicados – como, também, uma pesquisa participante (pelo menos em certo sentido) – isso porque o pesquisador não é neutro e, em alguns casos, é o próprio sujeito pesquisado. Assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa/descritiva, visto que o objeto pesquisado é descrito a partir de sua particularidade e complexidade e por meio de comparações e interpretações tornando sua realidade compreensível. Esses direcionamentos possibilitaram chegar nos resultados pretendidos, a saber, 1) que a cultura fitness é uma legítima cultura; 2) que essa cultura pode ser entendida como uma religião vivida; 3) que essa religião vivida é caracterizada pela experimentação de uma jornada (itinerário) da espiritualidade e, por fim; 4) que essa experiência espiritual por meio da prática dos exercícios físicos pode servir como um indicativo relevante para uma prática espiritual mais corporal nas instituições religiosas oficialmente reconhecidas.
Description: 358 p. il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1069
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sueitti_mag_td218.pdfTexto completo PDF3.74 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons