Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1068
Title: Espelho meu: o trabalho da estética a serviço da paciente oncológica
metadata.dc.creator: Rocha, Lenir Cardoso Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Herbes, Nilton Eliseu
Keywords: Estética;Teologia;Mulheres com câncer;Qualidade de vida;DIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAIS;Aesthetics;Theology;Women with cancer;Quality of life
Issue Date: 14-Jul-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: ROCHA , Lenir Cardoso Brito. Espelho meu: o trabalho da estética a serviço da paciente oncológica. 2020. 94 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TMP;667
metadata.dc.description.resumo: Dentre os objetivos almejados, estão analisar a contribuição da estética na qualidade de vida da mulher que passa pelo tratamento de câncer, compreendendo suas fragilidades emocionais e espirituais que irão influenciar diretamente na sua autoestima. Conhecer as questões biológicas que envolvem a doença e as ocorrências processuais do tratamento, para então saber o que de fato incomoda, e se incomoda, na aparência durante essa fase e o que tem sido feito para atenuar essas questões. Desta forma, justifica-se a atual pesquisa na busca pela compreensão das reais necessidades da mulher acometida pelo câncer. As técnicas destinadas a essa mulher estão voltadas à maquiagem e algo que disfarce a perda dos cabelos, mas será que isso de fato é uma preocupação nesse momento? É interessante observarmos a estética de um outro ângulo, valorizando não somente o embelezamento, mas o bem-estar e a qualidade de vida em tempo integral. Concluímos observando o quão tem sido importante o trabalho da estética através das terapias alternativas, para proporcionar qualidade de vida antes, durante e depois do tratamento. Além disso, conseguimos perceber que as terapias alternativas têm importante contribuição da teologia, uma vez que busca o equilíbrio físico, mental e espiritual.
Description: 94 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1068
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rocha_lcb_tmp667.pdfTexto completo PDF3.16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons