Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1067
Title: O cuidado nas ações pedagógicas com estudantes com deficiência: inclusão no ensino superior e no mundo do trabalho
metadata.dc.creator: Silva, Carlos Alberto Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Cuidado;Deficiência;Ensino médio;Ações pedagógicas;Inclusão;TEOLOGIA PRÁTICA;Care;Disability;High school;Pedagogical actions;Inclusion
Issue Date: 24-Nov-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Carlos Alberto Barbosa. O cuidado nas ações pedagógicas com estudantes com deficiência: inclusão no ensino superior e no mundo do trabalho. 2020. 247 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;225
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa, de cunho empírico e qualitativo, parte do pressuposto de que o cuidado, por ser a essência da vida, presente em todos os atos humanos, a partir da ação criadora de Deus, também está representado em suas atividades cotidianas, enquanto personificação da inclusão. O objetivo deste estudo é verificar em que medida o cuidado, expresso nas ações pedagógicas relacionadas a estudantes com deficiências física e intelectual no Ensino Médio, pode contribuir para o acesso dos estudantes com deficiência ao mercado de trabalho e ao Ensino Superior. A partir dos dados obtidos através de um questionário e da observação do ambiente escolar de duas escolas na região cacaueira na Bahia, procura-se verificar como o cuidado presente nas ações pedagógicas contribui para a inclusão de estudantes com deficiência no mercado de trabalho e no espaço acadêmico. Neste estudo, as definições de Leonardo Boff contribuem para compreensão do cuidado enquanto ação. Assim, o ambiente escolar, apesar da legislação vigente e do apelo social, ainda não se reinventou como espaço inclusivo de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e no mundo acadêmico, embora esta demanda esteja a cada dia aumentando a sua visibilidade a partir de conquistas amparadas não só pela legislação como também por representações em espaços sociais como o meio acadêmico, a política, a justiça, dentre outros que contribuem para evidenciar a importância da educação no processo de construção de uma sociedade mais inclusiva.
Description: 247.p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1067
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_cab_td225.pdfTexto completo PDF1.56 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons