Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Carlos Alberto Barbosa-
dc.date.accessioned2021-05-04T22:16:38Z-
dc.date.available2021-05-04T22:16:38Z-
dc.date.issued2020-11-24-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Alberto Barbosa. O cuidado nas ações pedagógicas com estudantes com deficiência: inclusão no ensino superior e no mundo do trabalho. 2020. 247 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1067-
dc.description247.p. : il.pt_BR
dc.description.abstractThis empirical and qualitative research is based on the assumption that care, being the essence of life, present in all human acts, from the creative action of God, is also represented in its daily activities, as an embodiment of inclusion. The objective of this study is to verify to what extent care, expressed in the pedagogical actions related to students with physical and intellectual disabilities in High School, can contribute to the access of students with disabilities to the job market and to Higher Education. Based on data obtained through a questionnaire and observation of the school environment of two schools in the cocoa region in Bahia, it is sought to verify how the care present in pedagogical actions contributes to the inclusion of students with disabilities in the job market and in the academic space. In this study, Leonardo Boff's definitions contribute to understanding care as an action. Thus, the school environment, despite the current legislation and the social appeal, has not yet reinvented itself as an inclusive space for people with disabilities in the labor market and in the academic world, although this demand is increasing its visibility every day based on achievements. supported not only by legislation but also by representations in social spaces such as academia, politics, justice, among others that contribute to highlight the importance of education in the process of building a more inclusive society.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTD;225-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAções pedagógicaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTEOLOGIA PRÁTICApt_BR
dc.subjectCareen
dc.subjectDisabilityen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectPedagogical actionsen
dc.subjectInclusionen
dc.titleO cuidado nas ações pedagógicas com estudantes com deficiência: inclusão no ensino superior e no mundo do trabalhopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471pt_BR
dc.contributor.referee2Gaede Neto, Rodolfo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8020748256904139pt_BR
dc.contributor.referee3Baade, Joel Haroldo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6630678639154905pt_BR
dc.contributor.referee4Paixão, Márcia Leindcker da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024105249647787pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de cunho empírico e qualitativo, parte do pressuposto de que o cuidado, por ser a essência da vida, presente em todos os atos humanos, a partir da ação criadora de Deus, também está representado em suas atividades cotidianas, enquanto personificação da inclusão. O objetivo deste estudo é verificar em que medida o cuidado, expresso nas ações pedagógicas relacionadas a estudantes com deficiências física e intelectual no Ensino Médio, pode contribuir para o acesso dos estudantes com deficiência ao mercado de trabalho e ao Ensino Superior. A partir dos dados obtidos através de um questionário e da observação do ambiente escolar de duas escolas na região cacaueira na Bahia, procura-se verificar como o cuidado presente nas ações pedagógicas contribui para a inclusão de estudantes com deficiência no mercado de trabalho e no espaço acadêmico. Neste estudo, as definições de Leonardo Boff contribuem para compreensão do cuidado enquanto ação. Assim, o ambiente escolar, apesar da legislação vigente e do apelo social, ainda não se reinventou como espaço inclusivo de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e no mundo acadêmico, embora esta demanda esteja a cada dia aumentando a sua visibilidade a partir de conquistas amparadas não só pela legislação como também por representações em espaços sociais como o meio acadêmico, a política, a justiça, dentre outros que contribuem para evidenciar a importância da educação no processo de construção de uma sociedade mais inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875807215698729pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_cab_td225.pdfTexto completo PDF1.56 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons