Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1060
Title: Dízimo: sustentabilidade das CEBs no Fragata
metadata.dc.creator: Fioroti, Natalino
metadata.dc.contributor.advisor1: Bobsin, Oneide
Keywords: Dízimo;Sustentabilidade;Comunidades Eclesiais de Base;TEOLOGIA PRÁTICA;Sustainability;Base Ecclesial Communities;Tithing
Issue Date: 11-Aug-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: FIOROTI, Natalino. Dízimo: sustentabilidade das CEBs no Fragata. 2020. 169 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TM;400
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como tema o dízimo cristão na perspectiva da sustentabilidade das CEBs no Bairro Fragata, Pelotas/RS, a serviço da missão dada por Deus. Busca-se responder às perguntas: a fragilidade vivida por estas comunidades periféricas conseguiria com o dízimo tornar-se força aglutinadora, gerando unidade, sendo formativa e desencadeando um processo de ajuda solidária entre si e mesmo para fora delas? Poderia gabaritar a comunidade para alguma parceria com entidades civis e religiosas beneficiando adolescentes, jovens, adultos e idosos de alguma forma em suas vidas? Esta vivência do dízimo que tem compreensões teológicas e espiritualidades subjacentes poderiam tornar-se um exemplo e alcançar algum dia uma teologia correspondente com olhar de gratuidade e alteridade? Para tanto, a pesquisa tem como objetivo refletir acerca da sustentabilidade nas Comunidades Eclesiais de Base no Fragata, a partir do seu dízimo celebrado liturgicamente, autônomo e solidário com suas implicações nas comunidades, e seus gestos solidários internos e externos. Através da pesquisa bibliográfica, em documentos das CEBs no Bairro Fragata, Pelotas/RS, e da observação participante, a pesquisa é desenvolvida em dividida em três capítulos. Os dois primeiros capítulos são etnográficos com suporte em pesquisa documental primária, buscando uma relação respeitosa às fontes e à observação participante. No primeiro, destacam-se comunidades não sustentáveis que organizam um mutirão nas casas dos católicos e convidam à participação na comunidade de fé cristã partilhando seu dízimo. No segundo, são relatados os impactos nas relações entre comunidades que investem nos seus membros, auxiliam-se mutuamente e com espírito solidário abrem parcerias com o entorno e solidárias para além de si próprias, dando novo rosto às mesmas. Por fim, através do argumento de que a teologia é reflexão, atitude crítica, a teologia é ato segundo, são lançados os fundamentos bíblicos, teológicos e litúrgicos, questionando teologias de cunho mercadológico presentes em várias igrejas e, com base no ressuscitado que se dá a si mesmo ao Pai e a nós na ceia cristã para a salvação de todos, são descritas as espiritualidades vividas nas comunidades que dão base à teologia da gratuidade e alteridade florescente em Pelotas. Constata-se que a sustentabilidade nas Comunidades Eclesiais de Base no Fragata, a partir do seu dízimo celebrado liturgicamente, autônomo e solidário, com suas implicações nas comunidades, e seus gestos solidários internos e externos, é possível e necessário, prática e teologicamente.
Description: 169 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1060
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fioroti_n_tm400.pdfTexto completo PDF959.56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons