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Title: Políticas públicas de inclusão social de pessoas com deficiência: ações adotadas na Universidade Federal do Ceará a partir do Programa Incluir
metadata.dc.creator: Rocha, Maria da Gloria Souza da
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Acessibilidade;Inclusão;Deficiência;Direitos humanos;Cuidado religioso;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Accessibility;Inclusion;Deficiency;Human rights.;Religious care
Issue Date: 10-Nov-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: ROCHA, Maria da Gloria Souza da. Políticas públicas de inclusão social de pessoas com deficiência: ações adotadas na Universidade Federal do Ceará a partir do Programa Incluir. 2020. 73 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TMP;672
metadata.dc.description.resumo: Analisaram-se as políticas públicas de inclusão social de pessoas com deficiência – PcD, através do Programa Incluir, na Universidade Federal do Ceará - UFC, a partir de referenciais da Teologia, da legislação e dos Direitos Humanos. Buscou-se saber em que medida as ações adotadas pela UFC, no Programa Incluir, contribuíram para a inclusão de PcD. Esta pesquisa foi qualitativa, abordando elementos bibliográficos, documentais, teológicos e empíricos sobre o tema. Abordou-se como a deficiência foi encaminhada no decorrer da história, chegando-se a agora, quando as PcD deveriam ser bem incluídas na sociedade. Também, analisaram-se passagens bíblicas que apontam para o ideal de pessoa cristã pelas palavras de Jesus e a relação Deste com os públicos excluídos de sua época, sendo discutido com o auxílio de autores contemporâneos e terminando com uma interpretação mais abrangente destes trechos sagrados, e um significado apontado com métodos de leitura de textos religiosos, correlacionando o chamado à ação social feito por Jesus no Novo Testamento – NT e a Teologia da Libertação – TdL. A análise e discussão do Programa Incluir se deu principalmente por documentos e notícias produzidos sobre este, especialmente, pela secretaria da UFC responsável por ele. Em seguida, são apresentadas possibilidades de atuação religiosa para a promoção da inclusão e acessibilidade acrescido de um debate teórico que aponta para a dicotomia de caminhos que podem ser seguidos pelas religiões, promovendo uma maior humanização ou o retrocesso e a barbárie. A educação é fundamental e sua importância é crescente, pois a sociedade está em uma espiral de exigências por qualificação profissional e conhecimentos que auxiliem na vida contemporânea para a laboralidade, cidadania e convivência social, fazendo parte dos direitos humanos. Os temas da acessibilidade e inclusão ainda são bastante delicados. Muitas edificações e serviços públicos e privados ainda não são acessíveis e muitos também não possuem a pretensão de sê-lo. É importante o olhar e as ações da academia e das igrejas para a promoção da inclusão. Verificou-se a eficácia do programa analisado para cumprir seus objetivos inclusivos, mas ainda há um longo caminho para a inclusão de um maior número de PcD. Foram identificadas quatro fases da promoção da acessibilidade na UFC: instalação e consolidação; dificuldades causadas pelo ajuste fiscal e intensificação das políticas neoliberais; realinhamento aos recursos disponíveis associado à organizados e fortalecidos grupos temáticos e, por fim, uma pragmatização das ações com uma intensificação da promoção das tecnologias assistivas e um aparente fortalecimento do alinhamento à nova gestão da reitoria, rejeitada por setores da comunidade universitária por ter sido indicada pelo governo federal sem ter obtido a maior votação na consulta própria.
Description: 73 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1057
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