Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1054
Title: | A palavra e a música: contribuições da doutrina dos afetos em Bach para a prática musical sacra de hoje |
metadata.dc.creator: | Duffeck, Odilon |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Adam, Júlio Cézar |
Keywords: | Doutrina dos Afetos;Johannes-Passion;Bach;Teologia e Música;Retórica e Música;TEOLOGIA FUNDAMENTAL SISTEMÁTICA;Doctrine of Affections;Johannes-Passion;Bach;Theology and Music;Rhetoric and Music |
Issue Date: | 11-Feb-2020 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | DUFFECK, Odilon. A palavra e a música: contribuições da doutrina dos afetos em Bach para a prática musical sacra de hoje. 2020. 156 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. |
Series/Report no.: | TM;354 |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho versa sobre a presença da Doutrina dos Afetos na elaboração do discurso musical sacro tendo como base o compositor Johann Sebastian Bach. Para tanto, esta pesquisa foi realizada de forma bibliográfica e retórico-teológico-musical, na interface da Teologia com a Música, para traçar alguns pontos que levaram à construção e desenvolvimento desta doutrina, bem como apontar seu uso no decorrer de uma das obras escolhidas de Bach, Johannes-Passion. Destacam-se, neste sentido, tratados musicais de musicistas contemporâneos de Bach como Johann Mattheson, Johann Philipp Kirnberger (que fora aluno de Bach) e outros como Marc-Antoine Charpentier, Christian Friedrich Daniel Schubart. Nosso objetivo permeia no que é de fato esta Doutrina dos Afetos, quem são seus autores ou autoras. Em suma: nas contribuições da Doutrina dos Afetos para o nosso pensar música sacra hoje. Estes materiais podem servir-nos de aporte tanto para uma melhor compreensão de obras musicais da época barroca, bem como servir-nos de suporte, para quem desejar, para futuras composições musicais. Por questões de organização e estruturação de ideias, esta pesquisa está estruturada em três partes. A primeira parte busca apresentar a possível origem desta doutrina e suas influências, trazendo algumas compreensões a respeito da música em relação à retórica até o período Barroco. A segunda parte apresenta aspectos da Doutrina dos Afetos presentes na obra supracitada de Bach. Através de extratos da Johannes-Passion, ilustra-se a presença desta doutrina em diálogo íntimo com o texto teológico, bem como o conhecimento teológico do compositor. A terceira parte visa trabalhar questões referentes ao meditar da Paixão de Cristo, tema que compreende a Johannes-Passion, sob a ótica do quarto evangelista, João. Trata ainda de questões voltadas à importância da música, em todos os seus aspectos, dentro da liturgia. Torna-se necessário que musicistas que desempenham trabalhos dentro das igrejas também possuam conhecimentos teológicos para que a mensagem bíblica não seja torcida. A música pode servir-nos de excelente ferramenta de transmissão da Palavra, quando usada conscientemente. O fito desta pesquisa é contribuir e impulsionar à reflexão sobre a importância de termos critérios teológicos, bíblicos, musicais, racionais e afetivos para pensarmos, compormos e executarmos música sacra para o nosso contexto. Assim como a pregação, a música utilizada nas celebrações também devem apontar para o Senhor, afinal de contas, espera-se que sua utilização na liturgia não seja para entreter uma plateia, mas sim comunicar e celebrar o Evangelho. |
Description: | 156 p. : il., música |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1054 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
duffeck_o_tm354.pdf | Texto completo PDF | 3.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License