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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1052
Title: | Analfabetismo e segregação digital: desafios do ciberespaço para a educação e a teologia |
metadata.dc.creator: | Nascimento, Irene Francisco Malheiros |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Reblin, Iuri Andréas |
Keywords: | Tecnologias digitais;Inclusão;Teologia;Educação;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Inclusion;Theology;Education;Digital technologies |
Issue Date: | 22-Nov-2020 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | NASCIMENTO, Irene Francisco Malheiros. Analfabetismo e segregação digital: desafios do ciberespaço para a educação e a teologia. 2020. 76 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020. |
Series/Report no.: | TMP;670 |
metadata.dc.description.resumo: | O século XXI traz consigo o impacto da tecnologia na educação, transformando todo o cenário escolar. Com a globalização as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) foram inseridas no cotidiano, fazendo com que as informações cheguem até nós com maior intensidade e frequência por meio dos computadores e celulares conectados à Internet. A presente realidade, que não pode mais ser ignorada, nos faz refletir sobre o uso das TICs dentro do universo escolar, especialmente quando se trata da formação de uma geração que precisa ter conhecimento dos bens culturais relacionados ao uso das tecnologias. A incapacidade de lidar com esses recursos, têm gerado uma nova classe de excluídos: os analfabetos digitais. Estas pessoas, por não possuírem o conhecimento da linguagem típica dos ambientes virtuais, deixam de usufruir de grande parte das experiências que a vivência na sociedade em rede tem a oferecer. Pensando nessa questão, buscamos com este estudo uma aproximação com o tema, tendo como interlocutores Rubem Alves e Paulo Freire. A partir da tríade do pensamento Alveziano – ver, pensar inventar – buscamos compreender o que significa incluir digitalmente as pessoas no cenário tecnológico da atualidade, tendo em vista a formação integral do ser humano. A educação libertadora de Paulo Freire nos orienta a refletir sobre limites e possibilidades da tecnologia como recurso capaz de formar pessoas éticas e responsáveis na sua atuação no contexto das tecnologias digitais. Ao estabelecer um diálogo entre teologia e educação temos a oportunidade de olhar para o ser humano na sua totalidade. Se a velocidade com que as informações circulam nos tempos modernos tende a nos fragmentar, é preciso refletir sobre quais aspectos da educação são capazes de formar bases sólidas, capazes de incluir as pessoas verdadeiramente. |
Description: | 76 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1052 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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