Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1048
Title: As teólogas feministas vão ao cinema: um estudo teológico-feminista do filme Mãe!
metadata.dc.creator: Fonseca, Marcela de Maria Sehn
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Carolina Bezerra de
Keywords: Teologia feminista;Cinema;Ecofeminismo;Aronofsky;TEOLOGIA PRÁTICA;Feminist theology;Cinema;Ecofeminism;Aronofsky
Issue Date: 7-Apr-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: FONSECA, Marcela de Maria Sehn. As teólogas feministas vão ao cinema: um estudo teológico-feminista do filme Mãe! 2020. 156 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TM;355
metadata.dc.description.resumo: A articulação entre gênero e religião na construção do universo diegético do filme mãe! de Darren Aronofsky é o tema desta dissertação. A obra é uma releitura das narrativas presentes na Bíblia sobre a Criação associada a relação da humanidade com a natureza. Assim, partiu-se do pressuposto de que o filme articula elementos religiosos e de gênero para problematizar e inter-relacionar as relações de poder patriarcais e a forma como seres humanos se relacionam com o ecossistema. Dessa forma, para a realização da pesquisa foi adotado o método hermenêutico e teórico da teologia ecofeminista, associado à descrição densa do filme. O cinema convencionou seus códigos de linguagem a partir de concepções de gênero pautadas em um sistema patriarcal. Ao longo da sua história, elementos religiosos também tiveram importante papel na construção da linguagem cinematográfica. Essas assertivas possibilitaram o estudo de como o cinema se apropria, articula e reproduz determinados temas religiosos e marcadores de gênero em sua linguagem. Dividido em três capítulos, o trabalho apresenta: a relação entre a história do cinema, grupos religiosos e gênero; a identificação dos elementos de gênero e religião na construção do universo diegético do filme mãe!; e, por fim, a análise desses elementos sob a perspectiva dos estudos de teologia ecofeminista para demonstrar como sua epistemologia é uma ferramenta que contribui para novas leituras acerca do divino, do ecossistema e sobre a relação entre homens e mulheres.
Description: 156 p. :il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1048
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fonseca_mm_tm355.pdfTexto completo PDF1.92 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons