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dc.creatorFonseca, Marcela de Maria Sehn-
dc.date.accessioned2020-11-30T20:31:07Z-
dc.date.available2020-11-30T20:31:07Z-
dc.date.issued2020-04-07-
dc.identifier.citationFONSECA, Marcela de Maria Sehn. As teólogas feministas vão ao cinema: um estudo teológico-feminista do filme Mãe! 2020. 156 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1048-
dc.description156 p. :il.pt_BR
dc.description.abstractThe articulation between gender and religion in the construction of the diegetic universe of the film mãe! [mother!] by Darren Aronofsky is the theme of this dissertation. The work is a reinterpretation of the narratives present in the Bible about Creation associated with the relationship of humanity with nature. Thus, it starts with the assumption that the film articulates religious and gender elements to problematize and interrelate patriarchal power relations and the way human beings relate to the ecosystem. Thus, to carry out the research, the hermeneutic and theoretical method of ecofeminist theology was adopted, associated with the dense description of the film. Cinema has agreed on its language codes based on gender conceptions based on a patriarchal system. Throughout its history, religious elements have also played an important role in the construction of cinematographic language. These assertions made it possible to study how cinema appropriates, articulates and reproduces certain religious themes and gender markers in its language. Divided into three chapters, the work presents: the relationship between the history of cinema, religious groups and gender; the identification of the elements of gender and religion in the construction of the diegetic universe of the movie mãe! [mother!]; and, finally, the analysis of these elements from the perspective of ecofeminist theology studies to demonstrate how their epistemology is a tool that contributes to new readings about the divine, the ecosystem and the relationship between men and women.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTM;355-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeologia feministapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEcofeminismopt_BR
dc.subjectAronofskypt_BR
dc.subjectTEOLOGIA PRÁTICApt_BR
dc.subjectFeminist theologyen
dc.subjectCinemaen
dc.subjectEcofeminismen
dc.subjectAronofskyen
dc.titleAs teólogas feministas vão ao cinema: um estudo teológico-feminista do filme Mãe!pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
dc.contributor.referee2Musskopf, André Sidnei-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0540785104686451pt_BR
dc.description.resumoA articulação entre gênero e religião na construção do universo diegético do filme mãe! de Darren Aronofsky é o tema desta dissertação. A obra é uma releitura das narrativas presentes na Bíblia sobre a Criação associada a relação da humanidade com a natureza. Assim, partiu-se do pressuposto de que o filme articula elementos religiosos e de gênero para problematizar e inter-relacionar as relações de poder patriarcais e a forma como seres humanos se relacionam com o ecossistema. Dessa forma, para a realização da pesquisa foi adotado o método hermenêutico e teórico da teologia ecofeminista, associado à descrição densa do filme. O cinema convencionou seus códigos de linguagem a partir de concepções de gênero pautadas em um sistema patriarcal. Ao longo da sua história, elementos religiosos também tiveram importante papel na construção da linguagem cinematográfica. Essas assertivas possibilitaram o estudo de como o cinema se apropria, articula e reproduz determinados temas religiosos e marcadores de gênero em sua linguagem. Dividido em três capítulos, o trabalho apresenta: a relação entre a história do cinema, grupos religiosos e gênero; a identificação dos elementos de gênero e religião na construção do universo diegético do filme mãe!; e, por fim, a análise desses elementos sob a perspectiva dos estudos de teologia ecofeminista para demonstrar como sua epistemologia é uma ferramenta que contribui para novas leituras acerca do divino, do ecossistema e sobre a relação entre homens e mulheres.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3503053319166328pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Carolina Bezerra de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028771794506651pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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