Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1047
Title: A hermenêutica adventista e o dilema da ordenação da mulher
metadata.dc.creator: Souza, Tiago Dias de
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitt, Flavio
Keywords: Mulheres;Hermenêutica;Método histórico-gramatical;Exegese;Ordenação;Feminismo;Teologia Feminista;Igreja Adventista do Sétimo Dia;Ellen G. White;TRADIÇÕES E ESCRITURAS SAGRADAS;Hermeneutics;Historical-grammatical method;Historical-critical method;Exegesis;Ordination;Feminism;Feminist Theology;Seventh Day Adventist Church;Método histórico-crítico;Women
Issue Date: 23-Mar-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: SOUZA, Tiago Dias de. A hermenêutica adventista e o dilema da ordenação da mulher. 2020. 169 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;219
metadata.dc.description.resumo: No entanto, a sociedade atual tem se mostrado cada vez mais exigente quanto à promoção de relações sociais de gênero igualitárias. Tanto é que em anos recentes têm ocorrido grandes avanços na busca por equidade de gênero na sociedade, especialmente no mundo corporativo. As mulheres vêm assumindo funções nas mais diversas áreas da sociedade, não deixando a desejar em nada em relação aos homens. Todavia, não é possível dizer o mesmo quando se trata desta questão na esfera religiosa. Em algumas igrejas as mulheres estão presentes em todas as funções de liderança e são aceitas em pé de igualdade em relação aos homens que ali atuam. São reconhecidas e ordenadas como pastoras e bispas. Em outras, elas têm acesso a todas as funções de liderança, com exceção do ministério pastoral ordenado. Há ainda algumas igrejas em que as mulheres devem ficar caladas, restando-lhes unicamente o assentar-se e ouvir o que o pregador tem a dizer. Dentre as igrejas citadas, como exemplo, encontra-se a Igreja Adventista do Sétimo Dia, onde as mulheres têm livre acesso a todas as funções de liderança, exceto ao ministério pastoral ordenado. Ou seja, oficialmente a IASD não ordena mulheres como pastoras. Esta tese tem como objetivo analisar, através de uma pesquisa bibliográfica e exegética, a hermenêutica adventista e o dilema da ordenação de mulheres. Sendo assim, essa pesquisa analisará os antecedentes históricos do debate da ordenação de mulheres ao ministério pastoral na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Neste caso, a pesquisa identificará qual é a base hermenêutica empregada pela IASD para fundamentar sua posição atual quanto à ordenação de mulheres. Compreender como os adventistas do sétimo dia leem e interpretam o texto bíblico se torna fundamental para sabermos quais são os motivos pelos quais a IASD vem mantendo sua posição em não ordenar mulheres ao ministério pastoral. Por outro lado, é de suma importância destacar o papel do movimento feminista no decorrer da história, frente às lutas pelos direitos das mulheres e igualdade gênero, seja na sociedade ou na igreja, e como a igreja tem reagindo em relação a todo esse debate. A IASD tem sido assertiva ou não quanto à sua posição atual sobre o tema da ordenação de mulheres?
Description: 169 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1047
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
souza_td219.pdfTexto completo PDF910.33 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons