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Title: "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem”: uma leitura e Jó a partir da pedagogia libertadora
metadata.dc.creator: Costa Júnior, Belmiro Medeiros da
metadata.dc.contributor.advisor1: Kilpp, Nelson
Keywords: Livro de Jó;Paulo Freire;Pedagogia da Libertação;Sofrimento;Hermenêutica;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Book of Job;Paulo Freire;Pedagogy of Liberation;Theology of Retribution;Suffering;Hermeneutics;Teologia da Retribuição
Issue Date: 30-Mar-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: COSTA JÚNIOR, Belmiro Medeiros da. Eu te conhecia só e ouvir, mas agora os meus olhos te veem”: uma leitura e Jó a partir da pedagogia libertadora. 2020. 207. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;210
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma hermenêutica no livro de Jó na perspectiva da pedagogia da libertação de Paulo Freire. Partindo desta premissa, o objeto da pesquisa é o livro de Jó. Apesar da possibilidade deste livro ter passado por várias releituras durante a história de Israel, o mesmo teve uma de suas principais reelaborações no período de dominação persa. Este período foi um dos mais severos que o povo judeu viveu, pelo aumento da exploração e utilização de ideologias pelo viés político e religioso, o que levou ao empobrecimento da população, doenças, mortes prematuras, escravidão, aumentando o sofrimento do povo. Este contexto e a forma literária em que o livro foi produzido tornam-se cenários ricos para levar o pensamento freiriano. Para alcançar o objetivo desta pesquisa foram traçados alguns objetivos específicos: Pesquisar sobre a pedagogia libertadora, seu desenvolvimento histórico e proposta; Fazer um levantamento do estado da pesquisa no livro de Jó, analisando pontos como: data e lugar, gênero literário, teologias, as diversas abordagens da questão da existência do mal, entre outros; e Interpretar o livro de Jó sob a ótica da pedagogia libertadora na América Latina. Todo o trabalho foi feito pensando em responder o seguinte problema: Como o livro de Jó pode ser interpretado teológica/pedagogicamente pela pedagogia libertadora? Em outras palavras, como se dá este processo? O que pode ser percebido no livro de Jó pelas lentes freirianas? A pesquisa feita para responder esta pergunta foi principalmente qualitativa e bibliográfica. Bibliográfica pois utilizou bibliografias das obras e vida de Paulo Freire, bibliografias que aprofundaram a discussão sobre pedagogia libertadora, teologia da libertação, hermenêutica, o livro de Jó, entre outros. Como também ocorreu o trabalho com interpretação de textos bíblicos, a pesquisa se utilizou de método de exegese, assim se utilizou das proposições do instrumental Histórico-crítico. Com este método foi possível investigar as etapas pelas quais o livro de Jó passou durante a história de Israel e com estas informações, perceber quem era a comunidade e o autor por trás do texto, as intenções, os conflitos teológicos, ideológicos, sociais, pedagógicos, entre outros. A pesquisa também trabalhará com a ideia de que, pela pluralidade de seus leitores e suas leitoras o “sentido” do texto é plural, já que na leitura se leva sempre algo do sujeito interpretante, assim, toda leitura é perspectívica. Assim, este trabalho leu o livro de Jó na perspectiva da pedagogia libertadora tendo como paradigma libertador a proposta de Paulo Freire. Para a aproximação no livro na perspectiva desta pedagogia, foi importante trabalhar algumas categorias de Freire que pudessem ser trabalhadas no livro como: humanização, consciência intransitiva, ingênuo-transitiva, transitiva-crítica, educação “bancária”, diálogo, temas geradores, pedagogia da pergunta, indignação, adaptação, entre outras. Toda esta base tornou possível a hermenêutica realizada no quarto capítulo, onde foi trabalhada primeiro a parte narrativa do livro e depois sua parte poética. Finaliza-se este trabalho de pesquisa apresentando as conclusões, refletindo sobre as descobertas, pensando o Brasil atual, indicando pontos para futuras pesquisas e a importância de seguir pesquisando sobre Jó e a pedagogia libertadora.
Description: 207 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1040
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