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Title: Ética e gestão escolar: um estudo de caso na escola de Ensino Médio Maria Daurea Lopes (Iguatu-Ce)
metadata.dc.creator: Alves, José Igor da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Ética;Gestão Escolar;Resultado;Educação;ÉTICA E GESTÃO;Ethics;School management;Results;Education
Issue Date: 20-Dec-2019
Publisher: Faculdades EST
Citation: ALVES, José Igor Da Silva. Ética e gestão escolar: um estudo de caso na Escola de Ensino Médio Maria Daurea Lopes (Iguatu-Ce). 2019. 85 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2019.
Series/Report no.: TMP;660
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação tem como foco de estudo o tema Ética na Gestão Escolar, onde propomos abordar a ética na gestão escolar como fator principal na geração de resultados positivos para a instituição pesquisada, tomando como campo de apreciação a realidade da Escola de Ensino Médio Maria Daurea Lopes, situada no Distrito de José de Alencar em Iguatu, interior do Estado do Ceará. O raio de investigação proposto constitui a tomada de conhecimento de como se efetiva ou não a gestão escolar com base na ética profissional que os profissionais da educação devem apresentar. Ou seja, quais instrumentos que podem nos apontar essa relação. Partindo do citado foco de investigação, fez-se o levantamento de concepções e comentários de autores entre os quais podem ser citados, entre outros os nomes de Vygotsky, Freire, Paro, Lück e Sander. Dessa forma, passamos a construir uma base teórica em relação à temática posta em estudo, caracterizando esse primeiro momento da pesquisa como bibliográfica. Num segundo momento parte para a estruturação de uma base filosófica do estudo, sendo apreciada a concepção de Aristóteles, Immannuel Kant, Jean Paul Sartre, Marx e outros em relação ao conceito de ética e sua aplicação no âmbito da educação. De posse de elementos teóricos acerca da gestão escolar e de uma fundamentação teórica, a investigação chega ao campo prático que se efetiva a partir de uma análise a realidade da unidade de ensino supracitada. As leituras de documentos como a Legislação da Educação Nacional Brasileira (Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96) e dos documentos escolares como o Projeto Político Pedagógico, Base de dados do SPAECE no CAED/UFJF, observações na unidade de ensino pesquisada, foi possível ter uma visão bem mais aprofundada de quais princípios éticos eram aplicados nesta instituição de ensino. Observado isso, é importante deixar claro que a pesquisa é de prioritariamente de caráter documental, tendo em vista que o estudo proposto tem como referência a leitura dos documentos oficiais e daqueles produzidos pela escola, o que favoreceu se chegar às considerações finais e apontar a necessidade do prosseguimento do estudo em futuros projetos, possivelmnete de doutorado, pretendemos ampliar o raio de observação e insvestigação e, certamente os instrumentos de análise utilizados.
Description: 85 p. :il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1039
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