Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1038
Title: Pedagogia social e teologia em diálogo: a perspectiva de uma educadora social
metadata.dc.creator: Souza, Beatriz Alice Weyne Kullmann de
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Pedagogia Social;Teologia;Cuidado essencial;Endomística;Inclusão;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Social Pedagogy;Theology;Essential Care;Endomystics (“God-in Us”);Inclusion
Issue Date: 10-Mar-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: SOUZA, Beatriz Alice Weyne Kullmann de. Pedagogia social e teologia em diálogo: a perspectiva de uma educadora social. 2019. 210 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2019.
Series/Report no.: TD;206
metadata.dc.description.resumo: Frente aos desafios enfrentados por grande parte da população que vive em situação de vulnerabilidade social, torna-se necessário refletir sobre o reconhecimento de crianças e adolescentes enquanto cidadãos e cidadãs de direito, de fato. A garantia da efetividade da cidadania perpassa a Educação, pois, através dela, se constrói a sociedade. Destacar relevância da Pedagogia Social em diálogo com a Teologia, na perspectiva da experiência humana no mundo e nas interações com a alteridade como significação de Deus, para o desenvolvimento do sentimento de pertença e da afetividade, basilares na busca de sentido da vida, com vistas à promoção da cidadania efetiva de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, compõe o escopo dessa pesquisa. Com foco nas ações sociais desenvolvidas pela pesquisadora em uma ONG no Estado do Rio Grande do Sul, busca-se analisar o processo formativo de crianças e adolescentes na perspectiva da formação holística, voltada para o florescimento da pessoa como indivíduo e ser social, partícipe efetivo da sociedade em que se insere, à luz da perspectiva teológica do cuidado essencial e da transparência, de Leonardo Boff. Tecnicamente, a proposta desse trabalho, consiste em uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa social e autobiográfica. Os dados bibliográficos são cortejados com a experiência da pesquisadora que, por meio da narrativa de suas vivências enquanto educadora social, registradas em um diário de campo, associadas ao capital simbólico de teóricos renomados e de teóricas renomadas, consistem fonte fidedigna de pesquisa sócio antropológica no âmbito da educação. A análise do processo histórico associado à construção da cidadania de crianças e adolescentes no Brasil, viabiliza a compreensão acerca das dificuldades enfrentadas na atualidade para que esses e essas encontrem seus lugares na sociedade. As contribuições da Pedagogia Social na construção da cidadania de pessoas marginalizadas, situadas na esfera do cuidado, possibilitam o diálogo entre a Pedagogia Social e a Teologia, de forma que, se possa vivenciar a Transparência, com base no amor solidário. As ações desenvolvidas com base no referido diálogo se mostram capazes de promover a transformação pessoal que viabiliza a transformação social almejada.
Description: 211 p. :il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1038
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
souza_bawk_td206.pdfTexto completo PDF2.65 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons