Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1034
Title: O drama da pregação: do culto terapêutico à adoração baseada na exposição bíblica teodramática
metadata.dc.creator: Gomes, Michel Augusto Barbosa da Silva Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Adoração cristã;Culto público;Pregação expositiva teodramática;Culto terapêutico;TEOLOGIA PRÁTICA;Christian adoration;Public worship;Theodramatic expositive preaching;Therapeutic worship
Issue Date: 12-Mar-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: GOMES, Michel Augusto Barbosa da Silva Ferreira. O drama da pregação: do culto terapêutico à adoração baseada na exposição bíblica teodramática 2020. 341 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;216
metadata.dc.description.resumo: A partir da constatação de que a adoração pública em muitas igrejas batistas no Brasil contemporâneo se transformou no “culto do eu”, tal inquietação nos conduziu ao desenvolvimento da defesa da presente tese em torno da possibilidade e necessidade da pregação expositiva teodramática como norteadora do culto público no ambiente batista brasileiro para a manutenção da identidade cristã. Usaremos a linguagem “culto terapêutico”, adotada por Philip Rieff. Como resposta ao drama da adoração nesse contexto, trataremos da análise da mediação do Filho de Deus, que cumpriu e aperfeiçoou o triplo ofício de profeta, sacerdote e rei, e argumentamos que a exposição bíblica teodramática é a melhor maneira de conectar os ouvintes ao drama da redenção na adoração pública, de modo que, embora se vejam como participantes, possam ser constantemente lembrados dos termos da aliança do protagonismo trinitariano. A exposição bíblica teodramática, como parte da adoração pública, é o meio eficaz de levar o ouvinte à identidade na centralidade de Cristo, para que Deus seja glorificado no culto e na vida. A exposição bíblica teodramática faz jus aos aspectos formadores da identidade cristã na dinâmica litúrgica batista no Brasil, fazendo com que a adoração pública seja firmada na metanarrativa (reabilitando a essencialidade prática da doutrina) e não nas narrativas dos ouvintes. Nessa dinâmica, a exposição bíblica teodramática (e seus princípios adjacentes), pode ser defendida mais do que um método homilético dentro do processo litúrgico, mas como o meio possível e necessário para que as Igrejas Batistas no Brasil (muitas delas) vençam a tensão que há na adoração pública atual: identidade coletiva (metanarrativa redentiva – o mundo como palco da glória de Deus) e identidade individualista (narrativa pós-moderna do culto do “eu”). Defenderemos a necessidade da exposição bíblica teodramática no contexto protestante batista brasileiro pós-moderno, mas de modo dramático, usando os recursos da abordagem canônico-linguística, abordando ao final um diálogo e monólogo da pregação cristã trinitariana na adoração pública, com a delimitação da autoridade canônica. João Calvino contará com Kevin Vanhoozer para nos ajudar a clarear o seu pensamento para a pós-modernidade e para nos mostrar toda a dimensão que envolve a adoração cristã: a comunicação do Deus Trino é interativa; Ele deseja santificar seu povo, mas de modo dramático, desenvolvendo sua fala, ação e interação; o seu povo responde com uma adoração viva diante da vivacidade triuna.
Description: 341 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1034
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gomes_mabsf_td216.pdfTexto completo PDF2.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons