Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1033
Title: Adolescência contemporânea e a busca pelo sentido da vida: contribuições a partir de um contexto escolar
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Adolescência Contemporânea;Sentido da Vida;Vazio Existencial;Fé;Educação;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Contemporary Adolescence;Meaning of Life;Existential Emptiness;Faith;Education
Issue Date: 25-Mar-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: BISPO, Luciana Santos. Adolescência contemporânea e a busca pelo sentido da vida: contribuições a partir de um contexto escolar. 2020. 326 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;214
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta reflexões a respeito do sentido da vida para a adolescência contemporânea a partir das contribuições de um contexto escolar. Tendo como objetivo geral investigar em que medida temas relacionados ao sentido da vida, à adolescência, à valorização da vida e à superação de conflitos existenciais são contemplados nas atividades pedagógicas desenvolvidas pela escola, este trabalho está organizado em três partes, as quais apresentam simultaneamente discussões teóricas e os dados apresentados pela pesquisa social realizada com docentes e discentes de uma escola de Ensino Médio da Rede Pública situada em cidade do interior da Bahia. A primeira parte deste trabalho, intitulada “Adolescência e sociedades contemporâneas: processos de formação da identidade e da subjetividade no século XXI”, discute adolescência a partir da perspectiva sócio-histórica em sobreposição à visão naturalizante e universalizante muitas vezes a ela atribuída e sua interação com o contexto das sociedades ocidentais contemporâneas caracterizado pela efemeridade e imediatismo, pela carência de referenciais positivos, pelas fortes tendências narcísicas, hedonistas e consumistas e suas repercussões no processo de (re)formação da identidade da pessoa adolescente. A segunda parte intitulada “O sentido da vida e o vazio existencial na contemporaneidade” apresenta elementos da biografia do neuropsiquiatra austríaco Viktor Frankl que estão intimamente relacionados à sua antropologia a respeito do constructo “sentido da vida” e do sentimento de vazio experimentado na contemporaneidade. A terceira parte intitulada “Educação e sentido da vida: por uma pedagogia mais humanizada, mais afetiva e mais rica em sentidos...” discute o perfil da educação pública de Ensino Médio no Brasil e o predomínio da prática pedagógica centrada no tecnicismo e no cognitivismo em detrimento de ações que eduquem adolescentes para a responsabilidade da busca pelo sentido da vida e para o combate ao vácuo existencial tão presente na contemporaneidade. Os resultados obtidos com a pesquisa social aplicada com 11 (onze) docentes e 160 (cento e sessenta) adolescentes/discentes, do referido contexto educacional, revelaram que, tendo como foco o desenvolvimento cognitivo dos seus sujeitos, a prática pedagógica de muitos profissionais cede pouco espaço para o afeto, a escuta e o diálogo a respeito de assuntos e temas que realmente importam a adolescentes e que eles e elas gostariam que fossem trazidos para debates e reflexões nas escolas. Numa época de crescente número de adolescentes e jovens que autolesionam ou automutilam, inclusive dentro das próprias escolas, assim como da escalada exponencial do número de tentativas e de suicídios consumados por adolescentes e jovens no Brasil, de expansão dos sentimentos de vazio existencial, de questionamentos sobre o sentido último da própria existência, a predominância do aspecto cognitivo em detrimento do desenvolvimento integral do ser humano evidencia um modelo de educação ainda distante do que se espera de uma “LogoEducação.”
Description: 326 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1033
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bispo_ls_td214.pdf6.72 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons