Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1030
Title: Igrejas e escola: uma proposta para o enfrentamento à violência nas escolas municipais em Taubaté-SP
metadata.dc.creator: Almeida, Jorge Eugenio de
metadata.dc.contributor.advisor1: Erandi Brandenburg, Laude
Keywords: Igreja;Escola;Parceria;Enfrentamento;Violência;Capelania Escolar;Projetos;Família;Convivência harmoniosa;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;School;Partnership;Confronting;Violence;School Chaplaincy;Projects;Family;Harmonious Coexistence
Issue Date: 24-Mar-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: ALMEIDA, Jorge Eugenio de. Igrejas e escola: uma proposta para o enfrentamento à violência nas escolas municipais em Taubaté-SP. 2019. 65 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2019.
Series/Report no.: TMP;663
metadata.dc.description.resumo: A violência tem feito diversas vítimas em diferentes setores da sociedade. É um fenômeno que assola a sociedade como um todo. Não se restringindo somente aos grandes centros urbanos, mas também às cidades de interior e áreas rurais. Este cenário de violência também se estabeleceu nas escolas de forma alarmante. Portanto este trabalho visa identificar as diferentes formas de violência que estão ocorrendo no ambiente escolar e propor uma parceria entre as Igrejas e a Escola, como uma alternativa para o enfrentamento da violência no ambiente escolar. Analisando os possíveis fatores de conflitos que geram violência, as possíveis consequências, e o que está sendo feito para estabelecer uma cultura de paz e promover bons relacionamentos em meio ao cenário pós-moderno. Esta pesquisa tem o objetivo de reunir informações que sirvam como base para que as escolas possam enfrentar um dos seus maiores desafios: educar, e complementar afetivamente aquilo que falta nos lares. Também visa contribuir para restauração dos laços familiares e incentivar a parceria da família com a escola para que haja uma convivência harmoniosa e motivadora em prol da construção da cidadania de crianças, jovens e adolescentes. Sendo assim, para atingir este objetivo foi feita uma pesquisa exploratória (Gil, 2002) nas informações veiculadas nas mídias sociais, junto a Secretaria de Educação e Delegacia Seccional de Polícia Civil de Taubaté-SP, em busca de possíveis registros documentais sobre violência e suas consequências, possíveis soluções adotadas e seus resultados. Esta pesquisa visa, ainda, conhecer o que de fato está sendo empregado como política pública para o enfrentamento da violência na escola. Para coleta de dados, foram realizadas as análises dos documentos oficiais de acesso público da Secretaria de Educação do Município de Taubaté, das reportagens publicadas pela mídia, e das informações constantes nos relatórios policiais, que tratam dos crimes ocorridos nas escolas e nos entornos delas. A metodologia de análise utilizada foi a de análise de conteúdo (Bardin, 2009). Estas análises documentais foram fundamentais para este trabalho, pois a partir delas foi possível identificar os principais fatores que desencadeiam o processo que gera a violência nas escolas municipais da cidade de Taubaté-SP.
Description: 65 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1030
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Almeida_je_tmp663.pdf804.06 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons