Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1027
Title: Dia de justiça e libertação: o dia de Javé no Antigo Testamento como temática intertextual
metadata.dc.creator: Niewöhner, Stéfani
metadata.dc.contributor.advisor1: Kilpp, Nelson
Keywords: Dia de Javé;Intertextualidade;Libertação;Day of Jahweh;Intertextuality;Liberation;TRADIÇÃO E ESCRITURAS SAGRADAS
Issue Date: 2-Mar-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: NIEWÖHNER, Stéfani. Dia de justiça e libertação: o dia de Javé no Antigo Testamento como temática intertextual. 2020.181 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;198
metadata.dc.description.resumo: Com elementos das teofanias e das guerras de Javé do período tribal, o dia de Javé é apresentado pelos autores bíblicos como um evento no qual a justiça divina se manifesta, trazendo juízo para os opressores e salvação para os oprimidos. A partir de pesquisa bibliográfica e exegética, pretendemos abordar o conceito do “dia de Javé” como uma temática intertextual que perpassa a literatura veterotestamentária. Para isso, analisaremos o conceito de intertextualidade na linguística e aplicado aos estudos bíblicos, principalmente do Antigo Testamento; faremos uma exegese e uma análise intertextual de Sf 1.7-18 e Jl 2.1-11, duas perícopes que trazem detalhes importantes sobre o dia de Javé, um pré-exílico, outro pós-exílico; abordaremos a origem e o desenvolvimento do dia de Javé e apresentaremos o estado da questão e um panorama do conceito no Antigo Testamento. Depois de olhar para a diversidade do conceito, buscaremos por elementos comuns de sua teologia, como a justiça e a libertação para as pessoas oprimidas e exploradas, trazendo luz a questões como o caráter guerreiro de Javé, a ira divina e a opressão humana.
Description: 181 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1027
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Niewöhner _S_198.pdfTexto completo PDF2.03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons