Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1023
Title: Sofrimento e morte: aconselhamento pastoral na capelania hospitalar a pacientes oncológicos paliativos
metadata.dc.creator: Sanchez, Clarissa Peres
metadata.dc.contributor.advisor1: Herbes, Nilton Eliseu
Keywords: Aconselhamento Pastoral;Capelania Hospitalar;Câncer;Sofrimento;Morte;Cuidados Paliativos;TEOLOGIA PRÁTICA;DIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAIS;Pastoral Counseling;Hospital Chaplaincy;Cancer;Suffering;Death;Palliative Care
Issue Date: 20-Jan-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANCHEZ, Clarissa Peres. Sofrimento e morte: aconselhamento pastoral na capelania hospitalar a pacientes oncológicos paliativos. 2020. 78 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TMP;662
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por finalidade refletir sobre as contribuições do aconselhamento pastoral na capelania hospitalar a pacientes oncológicos paliativos, com ênfase no sofrimento e morte. Para tanto, o trabalho divide-se em três partes. A primeira visa compreender o câncer, que acomete um número cada vez maior de pessoas, nos seus aspectos gerais e analisar como esta doença pode afetar todas as áreas da vida da pessoa, e o sofrimento, que é inevitável, pode ser ressignificado à luz da teologia. A segunda averigua a capelania hospitalar e a importância do aconselhamento pastoral no contexto da enfermidade. Como pessoa devidamente habilitada, o capelão ou a capelã deve aplicar seus conhecimentos na assistência espiritual para proporcionar paz e tranquilidade às pessoas assistidas. A terceira analisa os cuidados paliativos e o aconselhamento pastoral na preparação para a morte, área que com certeza o capelão ou a capelã deverá enfrentar com certa regularidade. Esse trabalho tenta jogar mais luz sobre o momento mais difícil da vida de todo ser humano, quando se está entre a vida e a morte.
Description: 78 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1023
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sanchez_cp_tmp662.pdfTexto completo PDF854.7 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons