Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1022
Title: Ser humano, ser para a outra pessoa: o significado da antropologia de Dietrich Bonhoeffer para a sua ética
metadata.dc.creator: Sell, Wilhelm
metadata.dc.contributor.advisor1: Sinner, Rudolf Eduard von
Keywords: Antropologia;Ética;Teologia;Hermenêutica;Dietrich Bonhoeffer;TEOLOGIA FUNDAMENTAL-SISTEMÁTICA;Anthropology;Ethics;Theology;Hermeneutics
Issue Date: 12-Aug-2019
Publisher: Faculdades EST
Citation: SELL, Wilhelm. Ser humano, ser para a outra pessoa: o significado da antropologia de Dietrich Bonhoeffer para a sua ética. 2019. 211 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2019.
Series/Report no.: TD;195
metadata.dc.description.resumo: A presente tese é um estudo sobre a antropologia de Dietrich Bonhoeffer e seu significado para a ética. Para tal empreendimento, a ela está dividida em duas partes complementares: fundamentos e desenvolvimento. Na primeira parte, são apresentados os fundamentos da teologia de Bonhoeffer em três perspectivas: sua vida e obra, suas influências filosóficas, e suas influências teológicas. Na segunda parte, são abordadas três distintas obras de Bonhoeffer, a saber, A Comunhão dos santos, Criação e queda, e Ética. A pergunta pela qual se norteia a tese é: qual a importância da compreensão antropológica de Bonhoeffer para a construção de sua ética? Partiu-se da desconfiança que somente é possível entender sua ética a partir de seu entendimento acerca do ser humano em sua condição real e sua relação com Deus. É a definição sobre o ser humano que determina a conduta diante da alteridade. Portanto, a presente tese evidencia a importância do tema da antropologia dentro de seu pensamento teológico. Sua hermenêutica cristológica o faz analisar toda a realidade, princípio, meio e fim, pela perspectiva da revelação específica em Jesus Cristo. Ele é fundamento e mediador de toda a realidade. É observado também que Bonhoeffer é um teólogo em constante diálogo com as abordagens filosóficas de pensadores como Immanuel Kant, Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Ludwig Feuerbach e Friedrich Wilhelm Nietzsche, com o contexto histórico no qual vive, e com a tradição confessional luterana na qual está inserido. Assim, sua antropologia e os desdobramentos desta em sua conceituação ética estão construídos num diálogo crítico principalmente com o idealismo e o materialismo filosófico. Após a introdução, os primeiros dois capítulos oferecem uma apresentação acerca da vida e obra de Bonhoeffer, bem como a abordagem da filosofia e teologia com as quais ele discute e se fundamenta. Os outros três capítulos são dedicados a uma análise detalhada das três obras nas quais o tema da antropologia e ética estão mais evidenciados. A intencionalidade é demonstrar como esses dois temas estão entrelaçados e presentes no decorrer da teologia de Bonhoeffer diante das situações contextuais na qual ele estava inserido. Em suma, conclui-se que para Bonhoeffer Deus assume a humanidade para que ela novamente se torne humana. A encarnação revela que a pessoa não é chamada a viver um conjunto de regras morais pelas quais ela se volta para a melhor versão de si mesmo. Mas na com-formação em Cristo se abre a real possibilidade de viver para além do bem e do mal. O único meio pelo qual o ser humano é reestabelecido em sua vocação em ser para a outra pessoa.
Description: 211 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1022
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sell_w_td195.pdfTexto completo PDF2.03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons