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Title: O lugar da espiritualidade no cuidado e no desenvolvimento humano integral de crianças com deficiências na Casa da Hospitalidade no município de Santana/AP
metadata.dc.creator: Silva, Maria Rita Paula da
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Espiritualidade;Crianças;Deficiência;Inclusão;Cuidado;Desenvolvimento;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Spirituality;Children;Disabilities;Inclusion;Care;Development
Issue Date: 17-Dec-2019
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Maria Rita Paula da. O lugar da espiritualidade no cuidado e no desenvolvimento humano integral de crianças com deficiências na Casa da Hospitalidade no município de Santana/AP. 2019. 202 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2019.
Series/Report no.: TD;194
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar o lugar da espiritualidade no cuidado e no desenvolvimento de crianças deficientes e em situação de vulnerabilidade social. O contexto da pesquisa é um abrigo denominado Associação Casa da Hospitalidade (ACH), localizado no Município de Santana, Estado do Amapá, que atende cerca de 80 crianças com deficiências diversas, procedentes da exclusão familiar e social. A pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: “Qual o lugar da espiritualidade no cuidado, no desenvolvimento e no processo de inclusão social e escolar de crianças com deficiência?” A partir desse questionamento, formulou-se o objetivo geral deste estudo: Compreender como é desenvolvida a espiritualidade, no que tange ao cuidado e ao desenvolvimento, no processo de inclusão social e escolar de crianças com deficiência da Casa da Hospitalidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o suporte de fontes bibliográficas e documentais. A coleta de dados foi realizada por meio de observações in loco, sobre toda a estrutura e o funcionamento da ACH, relatadas em um diário de bordo. Também foram feitas entrevistas semiestruturadas com dez profissionais que trabalham na ACH. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas à luz do método hermenêutico. Os resultados apontam a falta de clareza sobre o real sentido da espiritualidade na dimensão do cuidado, por parte dos entrevistados, e evidenciam que a espiritualidade não é praticada de forma condizente com as necessidades das crianças. Este estudo permitiu perceber ainda a necessidade de ações específicas e frequentes, na rotina da ACH, que envolvam a espiritualidade como forma de amenizar os comportamentos conflitantes que as crianças apresentam. Outra dificuldade é a falta de formação dos profissionais, que compromete o desenvolvimento integral das crianças. Por fim, a ACH precisa do apoio dos órgãos governamentais, no sentido de trazer profissionais capacitados para o atendimento educacional especializado, a fim de atender às diferentes demandas.
Description: 202 p. ; il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1021
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