Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1020
Title: O ensino religioso no exercício da inclusão de crianças com deficiência no contexto escolar
metadata.dc.creator: Sena, Terezinha de Jesus Martins de
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Ensino Religioso;Educação Inclusiva;Teoria Sociointeracionista e Prática Pedagógica;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Religious Education;Inclusive Education;Socio-interactive Theory and Pedagogical Practice
Issue Date: 17-Dec-2019
Publisher: Faculdades EST
Citation: SENA, Terezinha de Jesus Martins de. O ensino religioso no exercício da inclusão de crianças com deficiência no contexto escolar. 2019. 213 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2019.
Series/Report no.: TD;193
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa referenda O Ensino Religioso escolar e a Educação Inclusiva e busca-se fazer uma interface entre estes dois importantes eixos, sendo que se tem como finalidade o Ensino Religioso no contexto escolar, pois o povo brasileiro é profundamente religioso, tem suas crenças, seus dogmas e suas convicções muito particulares, além de trazer à tona um outro fato de fundamental importância a questão da inclusão no espaço escolar, e assim, refletir sobre o conhecimento e a diversidade religiosa dos alunos e das alunas com deficiência. Como objetivo geral analisar a importância do Ensino Religioso (ER) para pessoas com deficiência. Pretende-se apresentar os conteúdos de ER, a formação do docente e as dificuldades enfrentadas no ensino da disciplina, como ocorre a inclusão da pessoa com deficiência nas aulas de Ensino Religioso e a Educação Inclusiva como forma de contribuição para o desenvolvimento de uma prática pedagógica eficiente. O apoio teórico baseou-se em: Rubem Alves, Arroyo, Vygotsky, Rego, Mantoan Junqueira, Mazzota, outros e outras. A pesquisa aborda sobre o Ensino Religioso no contexto escolar, e a sua influência na inclusão de alunos e alunas com deficiência, no âmbito de inclusão escolar recebeu contribuição significativa na teoria interacionista de Vygotsky que numa abordagem sociohistórico da educação defende a concepção um conceito novo que é a importância da interação social. Dividiu-se em subtemas, onde serão abordados os conteúdos de Ensino Religioso, a formação do e da docente, as concepções teóricas de Vygotsky e as dificuldades enfrentadas no Ensino Religioso, às análises e interpretações sobre a Metodologia do Ensino Religioso e a Educação Inclusiva como forma de contribuição para o desenvolvimento de uma prática pedagógica eficiente. Conclui-se que o Ensino Religioso, desde que seja ensinado através de uma abordagem dialógica, contribui para a formação cidadã e de valores de alunos e alunas com ou sem deficiência, bem como, possibilita que a inclusão de alunos e alunas seja realizada de forma eficiente e humanizada.
Description: 213 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1020
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sena_tjm_td193.pdfTexto completo PDF1.48 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons