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Title: Performance cosplay: mito, rito e práticas (religiosas) da cultura pop
metadata.dc.creator: Cósta, Carolina Bitencourt da
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Cena Cosplay;Linguagem da Experiência Religiosa;Superaventura;Cultura Pop;Cosplay scene;Languages of Religious Experience;Super adventure;Pop Culture
Issue Date: 13-Aug-2019
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TM;351
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa analisa a cena Cosplay e realiza a análise dos conceitos pertinentes à linguagem religiosa, como mito e rito, caracterizando as noções fundamentais da experiência religiosa. O objetivo da investigação é conhecer a arquitetura do processo ritualístico pelo qual a linguagem do mito se estrutura enquanto modo vetorial da experiência cosplay, bem como seu funcionamento fenomênico próprio e suas disposições no mundo cultural contemporâneo. A metodologia parte de uma pesquisa bibliográfico-conceitual. Ao longo da pesquisa foram feitas incursões in loco em eventos Cosplay específicos com objetivo de colher aproximações a respeito do trato etnográfico dispensado a determinadas práticas culturais e como elas são processadas conceitualmente. O debate sobre achados entre pesquisadores da área da sociologia, da antropologia e da teologia foram fundamentais para a construção do argumento da dissertação. Desse modo, foi possível estabelecer algumas das aproximações possíveis entre a performance cosplay e as formas de linguagem da experiência religiosa, especialmente a linguagem mítica e o processo ritual. Pôde-se conceituar a linguagem mítica e a noção de processo ritual, assim como suas articulações e suas aproximações com expressões não explicitamente religiosas. Também foi possível delimitar o que se entende por cultura pop e por superaventura, para então estabelecer paralelos com a linguagem mítica. Da mesma forma, pôde-se apresentar uma descrição densa da cena cosplay que tornou empiricamente viável a construção das conexões entre performance cosplay e as linguagens da experiência religiosa. O que não foi possível contemplar, contudo, dentro do tempo hábil desta pesquisa foi a proposta de articulação destes conteúdos com as noções de práticas religiosas cotidianas, presentes nos estudos da Teologia do Cotidiano e de Religião Vivida, o que se pretende retomar em pesquisa futura. Das hipóteses levantadas inicialmente, a maioria pode ser confirmada no decorrer do desenvolvimento da pesquisa. Entretanto, houve uma hipótese levantada que não apenas não se confirmou como também abriu espaço para novos questionamentos e novos caminhos de investigação. Suspeitava-se inicialmente que a performance cosplay se distanciava dos processos rituais de práticas religiosas cotidianas por conta de uma pressuposta ausência de carga soteriológica presente nestas últimas, isto é, supunha-se que, na performance cosplay, a vida humana não estaria efetivamente em jogo, tornando a prática de cosplay antes uma “representação” ou apenas uma “brincadeira” no campo lúdico. Não foi possível conferir este pressuposto distanciamento, pelo menos não de forma completa e evidente. Ao contrário, o que se observou foram pequenos sinais de um possível sentido religioso e soteriológico, mas não ao modo além-mundo, e sim existencial, intra-mundo, o que indica que são precisas novas pesquisas que possam dar conta da compreensão destes sinais, nem que seja para poder refutá-los. A bibliografia respeitante ao tema e os dados da pesquisa permitiram inferir que a cena Cosplay – enquanto um conjunto de entes dispostos num determinado âmbito da cultura de massas contemporânea – se estrutura a partir dos símbolos linguísticos concernentes à significância do processo ritualístico que, de modo semelhante, organiza a experiência da vida religiosa.
Description: 133 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1015
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