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Title: Função social da escola: a contribuição do projeto escola da vida
metadata.dc.creator: Rodrigues, Vagner de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Educação;Ações Sociais;Investimento em Educação;Education;Social Actions;Investment in Education
Issue Date: 14-Aug-2019
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;350
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho “Função Social da Escola: a Contribuição do Projeto Escola da Vida”, trata de temas relacionados ao desafio da escola no que se refere à formação integral da pessoa, em duas escolas de Novo Hamburgo e duas escolas de Sapi-ranga. O Projeto Escola da Vida ministra palestras em escolas públicas sobre temas diversos, conforme a necessidade de cada contexto escolar atendido pelo projeto. Com base no delineamento da pesquisa, o objetivo do trabalho foi o de investigar em que medida a Função Social da Escola é atendida com a contribuição do Projeto Escola da Vida. Além disso, o presente trabalho enumera uma série de questiona-mentos norteadores dessa investigação, acerca da função social da escola e do im-pacto do Projeto Escola da Vida no dia a dia de jovens e adolescentes. O primeiro capítulo do trabalho aborda a questão da Função Social da Escola. Os dados das escolas investigadas dialogam com a questão da Função Social da Escola na atualidade. Além disso, o trabalho faz a reflexão sobre a função da Família e o papel da Escola na conjuntura atual. O segundo capítulo enfatiza os desafios da escola na atualidade e o que se espera de uma escola de qualidade e traz o diálogo de autores com os dados das pessoas questionadas. Além disso, faz um relato breve de como foi construída a relação entre Família e Escola a partir da mentalidade colonizadora ocidental. O terceiro capítulo analisa o impacto que o Projeto Escola da Vida gerou nas Escolas investigadas. A dimensão teológica do trabalho está expressa no Projeto Escola da Vida em si. Além da apresentação dos dados, analisa que forma de Teologia e Pedagogia podem dialogar com esta ação social. Os autores que mais deram sustentação ao trabalho e a formulação de conceitos são Yves de La Taille, Pedro Demo, Graciani, Roselane Costella, Dermeval Saviani e Acácia Kuenzer. Entre os achados, o principal se refere ao entendimento, por parte do corpo discente, de que a preparação para o ENEM não é a principal Função Social da Escola, mas a formação integral do ser humano e a sua preparação para o mundo do trabalho.
Description: 118 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1005
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