Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1003
Title: | Ética na gestão escolar para a construção de uma escola cidadã |
metadata.dc.creator: | Santos, Patricia Saar |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Schaper, Valério Guilherme |
Keywords: | Management and school;Citizenship;Education;Ethics;Ética;Educação;Cidadania;Gestão e escola |
Issue Date: | 17-May-2019 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;641 |
metadata.dc.description.resumo: | Essa pesquisa bibliográfica estuda qual o papel do gestor e da gestora escolar, no trato do seu trabalho diário, pedagógico e administrativo. Descreve-se aqui, como a devida incorporação da ética na gestão escolar, instigando valores e princípios, pode colaborar para a formação de uma escola que almeja a melhoria do processo ensino-aprendizagem, mais cidadã. As ações do gestor e da gestora estão diretamente associadas às decisões éticas, são aços que fazem a diferença no aprendizado dos alunos e das alunas. A gestão escolar colabora com a formação plena do ser humano, cidadão e cidadã, autônomo e autônoma e ético e ética. Este trabalho pretende refletir o papel do gestor e da gestora escolares na construção de um espaço de educação continuada que promova a valorização e manutenção da consciência da cidadania, tendo como uma das ações motrizes as determinações da gestão pautada na ética. A visão dos autores e das autoras pesquisados, parte do princípio que a gestão escolar deve ser pautada na participação, envolvendo toda a comunidade escolar, pois assim propicia uma vivência democrática e política no espaço de educação, fortalece a cidadania e cumpre com a função social da escola. A escola é um espaço de promoção de parcerias entre os gestores e as gestoras, os alunos e as alunas, a família e a comunidade do entorno, que a partir de ações orientadas pela ética busca da construção de uma realidade justa. Portanto, esse trabalho verifica quais caminhos a gestão pode e deve trilhar para favorecer a vivência de aprendizado significativa, humana e de formação integral. |
Description: | 73 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1003 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
santos_ps_tmp641.pdf | Texto completo pdf | 431.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License