Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1003
Title: Ética na gestão escolar para a construção de uma escola cidadã
metadata.dc.creator: Santos, Patricia Saar
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Management and school;Citizenship;Education;Ethics;Ética;Educação;Cidadania;Gestão e escola
Issue Date: 17-May-2019
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;641
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa bibliográfica estuda qual o papel do gestor e da gestora escolar, no trato do seu trabalho diário, pedagógico e administrativo. Descreve-se aqui, como a devida incorporação da ética na gestão escolar, instigando valores e princípios, pode colaborar para a formação de uma escola que almeja a melhoria do processo ensino-aprendizagem, mais cidadã. As ações do gestor e da gestora estão diretamente associadas às decisões éticas, são aços que fazem a diferença no aprendizado dos alunos e das alunas. A gestão escolar colabora com a formação plena do ser humano, cidadão e cidadã, autônomo e autônoma e ético e ética. Este trabalho pretende refletir o papel do gestor e da gestora escolares na construção de um espaço de educação continuada que promova a valorização e manutenção da consciência da cidadania, tendo como uma das ações motrizes as determinações da gestão pautada na ética. A visão dos autores e das autoras pesquisados, parte do princípio que a gestão escolar deve ser pautada na participação, envolvendo toda a comunidade escolar, pois assim propicia uma vivência democrática e política no espaço de educação, fortalece a cidadania e cumpre com a função social da escola. A escola é um espaço de promoção de parcerias entre os gestores e as gestoras, os alunos e as alunas, a família e a comunidade do entorno, que a partir de ações orientadas pela ética busca da construção de uma realidade justa. Portanto, esse trabalho verifica quais caminhos a gestão pode e deve trilhar para favorecer a vivência de aprendizado significativa, humana e de formação integral.
Description: 73 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1003
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_ps_tmp641.pdfTexto completo pdf431.9 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons