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Title: O negro e a educação em escolas luteranas no Rio Grande Do Sul: o jeito branco de ser negro
metadata.dc.creator: Kronbauer, Selenir Correa Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferraro, Alceu Ravanello
Keywords: Negros;Luteranos;Imigrantes alemães;Educação;Rio Grande do Sul;Luterans;Afro-americans;Education;Immigrants-German-Brazil-Rio Grande do Sul
Issue Date: 24-Feb-2005
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TM;113
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho de pesquisa propus-me a realizar uma análise sobre a trajetória educacional da comunidade negra e dos imigrantes alemães luteranos, em particular na escola luterana no Rio Grande do Sul. Em articulação com a pesquisa bibliográfica, recorri à análise de documentos, principalmente de fotos de turmas, e de entrevistas com diretores, professores, funcionários, alunos e pais de duas escolas da Rede Sinodal: Escola A e Escola B, ambas situadas no Vale do Rio dos Sinos/RS. Analisei em particular o número de alunos afro-descendentes que estudam e estudaram nas escolas A e B a partir da década de 1940 e as relações que se estabeleceram nessas mesmas escolas a partir da inserção de alunos afro-descendentes, com destaque para a trajetória educacional e a construção identitária em cada um desses dois grupos étnicos. Nessa perspectiva analisei os aspectos que possibilitaram e os que limitaram um e outro grupo no reconhecimento de sua contribuição na construção do país e no exercício de sua cidadania. A pesquisa permitiu identificar vários elementos que dão suporte à hipótese de pesquisa assim formulada: as diferentes trajetórias educacionais da população negra e da população imigrante alemã no Rio Grande do Sul foram determinadas pelas condições materiais de ingresso dos dois grupos em terras brasileiras e pelas oportunidades, efetivamente oferecidas a um e outro grupo, de conservar e vivenciar as suas referências culturais e religiosas no novo contexto. Em particular, o estudo da relação entre a situação educacional dos imigrantes negros no Brasil, mais especificamente no Rio Grande Sul, e a trajetória educacional dos imigrantes alemães luteranos foi acompanhado da análise das relações que se estabeleceram entre a comunidade negra e a comunidade alemã na construção das propostas curriculares das escolas comunitárias luteranas pesquisadas e do desafio de resgatar a práxis confessional comunitária inspirada pela teologia e pedagogia luterana
Description: 104 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1001
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