Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1001
Title: | O negro e a educação em escolas luteranas no Rio Grande Do Sul: o jeito branco de ser negro |
metadata.dc.creator: | Kronbauer, Selenir Correa Gonçalves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ferraro, Alceu Ravanello |
Keywords: | Negros;Luteranos;Imigrantes alemães;Educação;Rio Grande do Sul;Luterans;Afro-americans;Education;Immigrants-German-Brazil-Rio Grande do Sul |
Issue Date: | 24-Feb-2005 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TM;113 |
metadata.dc.description.resumo: | No presente trabalho de pesquisa propus-me a realizar uma análise sobre a trajetória educacional da comunidade negra e dos imigrantes alemães luteranos, em particular na escola luterana no Rio Grande do Sul. Em articulação com a pesquisa bibliográfica, recorri à análise de documentos, principalmente de fotos de turmas, e de entrevistas com diretores, professores, funcionários, alunos e pais de duas escolas da Rede Sinodal: Escola A e Escola B, ambas situadas no Vale do Rio dos Sinos/RS. Analisei em particular o número de alunos afro-descendentes que estudam e estudaram nas escolas A e B a partir da década de 1940 e as relações que se estabeleceram nessas mesmas escolas a partir da inserção de alunos afro-descendentes, com destaque para a trajetória educacional e a construção identitária em cada um desses dois grupos étnicos. Nessa perspectiva analisei os aspectos que possibilitaram e os que limitaram um e outro grupo no reconhecimento de sua contribuição na construção do país e no exercício de sua cidadania. A pesquisa permitiu identificar vários elementos que dão suporte à hipótese de pesquisa assim formulada: as diferentes trajetórias educacionais da população negra e da população imigrante alemã no Rio Grande do Sul foram determinadas pelas condições materiais de ingresso dos dois grupos em terras brasileiras e pelas oportunidades, efetivamente oferecidas a um e outro grupo, de conservar e vivenciar as suas referências culturais e religiosas no novo contexto. Em particular, o estudo da relação entre a situação educacional dos imigrantes negros no Brasil, mais especificamente no Rio Grande Sul, e a trajetória educacional dos imigrantes alemães luteranos foi acompanhado da análise das relações que se estabeleceram entre a comunidade negra e a comunidade alemã na construção das propostas curriculares das escolas comunitárias luteranas pesquisadas e do desafio de resgatar a práxis confessional comunitária inspirada pela teologia e pedagogia luterana |
Description: | 104 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1001 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
kronbauer_scg_tm113.pdf | Texto completo pdf | 2.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License