Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/995
Title: A inclusão social de pessoas com deficiências por meio da prática de futsal na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Iguatu-CE
metadata.dc.creator: Bezerra, José Welber Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: People with disabilities;Social inclusion;Futsal;APAE;Pessoas com deficiência;Inclusão Social
Issue Date: 27-May-2019
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;643
metadata.dc.description.resumo: O movimento inclusivo no Brasil vem aumentando gradativamente e, em consequência, há uma ampla busca pela inserção das pessoas com deficiência. O presente trabalho compreende o esporte, principalmente o futsal, como um dos caminhos para inclusão dessas pessoas no contexto social, visto que a prática do futsal para pessoas com deficiência já desponta com um novo significado, tornando o esporte um dos mais procurados no Brasil. O objetivo desta pesquisa é investigar a contribuição da prática esportiva na modalidade de Futsal para a inclusão social das pessoas com deficiências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, do município de Iguatu, CE. A metodologia possui caráter quantitativo, com uma abordagem exploratória e descritiva. Ressalta-se o posicionamento unânime dos responsáveis pelas pessoas com deficiências e do professor da instituição sobre os benefícios da prática de futsal na melhoria comportamental, especificamente nas relações com os seus professores, colegas, familiares e amigos. Os responsáveis informaram ainda que percebem que alunos com deficiência desenvolvem uma relação de muita confiança com o professor da modalidade de futsal.
Description: 93 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/995
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bezerra_jwv_tmp643.pdfTexto completo pdf795.04 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons