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dc.creatorCosta, Adalberto Castro da-
dc.date.accessioned2019-09-03T18:32:51Z-
dc.date.available2019-09-03T18:32:51Z-
dc.date.issued2019-05-17-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/993-
dc.description97 p.pt_BR
dc.description.abstractPaul earnestly and boldly sought to carry the gospel message to non-Jewish peoples as had been assigned to him. Then, on his first missionary journey, Paul evangelized the cities of Antioch of Psidia, Iconium, Lystra, and Derbe in the Roman province of Galatia, announcing to the Galatians that through faith in Christ they could become heirs of Abraham's promise, with the right to receive the blessing of Abraham and the promise of the Spirit. But some Jews who had believed the gospel descended to Galatia, teaching that only faith in Christ was not enough for the Gentiles to become Abraham's heirs. It was still necessary for them to be circumcised and to keep, like Abraham, the Law. In order to refute the teachings of his opponents, Paul presents a fresh perspective on Abraham's experience, stating that the Galatian Gentiles were justified through faith as Abraham was, becoming Abraham's heirs and blessed just as Abraham was. Paul, still using the same biblical passages used by the Judaizers to defend their legalistic position, declares that man's only way to be justified before God is by faith, and that through the works of the Law this becomes impossible, leaving man only the curse of the Law, since one cannot live by the law, but by faith. Moreover, he says that God had provided a rescue from the curse through the death of Christ, as a curse hanging on a tree, so that, once freed from the curse, the people would receive the blessing of Abraham and the promise of the Spirit. This work first will make a study of the historical context in which Paul's words were spoken. And then it will do a textual analysis of Gal. 3: 6-14. Finally, a theological analysis of the text will be undertaken, verifying the language of the covenant in Paul's statements.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;642-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFaithen
dc.subjectBlessingen
dc.subjectCurseen
dc.subjectPromiseen
dc.subjectConvenanten
dc.subjectAliançapt_BR
dc.subjectPromessapt_BR
dc.subjectMaldiçãopt_BR
dc.subjectBênçãopt_BR
dc.subjectpt_BR
dc.titleO cumprimento da aliança em Gálatas 3.6-14: uma análise histórica, exegética e teológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Schmitt, Flávio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4051638587142121pt_BR
dc.contributor.referee2Wiese, Werner-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728418354830041pt_BR
dc.description.resumoPaulo procurou com dedicação e intrepidez levar a mensagem do evangelho aos povos não judeus, conforme lhe havia sido designado. Então, em sua primeira viagem missionária, Paulo evangelizou as cidades de Antioquia da Psídia, Icônio, Listra e Derbe, na província romana da Galácia, anunciando aos gálatas que por meio da fé em Cristo, eles poderiam se tornar herdeiros da promessa de Abraão, com o direito de receber a bênção de Abraão e a promessa do Espírito. Mas alguns judeus que haviam crido no evangelho, desceram à Galácia ensinando que somente a fé em Cristo não era suficiente para os gentios se tornarem herdeiros de Abraão. Era ainda necessário que eles fossem circuncidados e guardassem, como Abraão, a Lei. Com o objetivo de refutar os ensinos de seus oponentes, Paulo apresenta uma nova perspectiva da experiência de Abraão, declarando que os gentios gálatas foram justificados através da fé como Abraão foi, se tornando herdeiros de Abraão e abençoados da mesma forma que Abraão. Paulo ainda usando as mesmas passagens bíblicas utilizadas pelos judaizantes para defenderem sua posição legalista, declara que a única maneira do homem ser justificado diante de Deus é pela fé, e que por meio das obras da Lei isso se torna impossível, restando ao homem apenas a maldição da Lei, uma vez que não se pode viver pela lei, mas, sim pela fé. Além do mais, ele diz que Deus havia providenciado um resgate da maldição através da morte de Cristo, como maldito pendurado no madeiro, a fim de que, uma vez livres da maldição, os povos recebessem a bênção de Abraão e a promessa do Espírito. Este trabalho, em primeiro lugar fará um estudo do contexto histórico em que as palavras de Paulo foram dista. E em seguida fará uma análise textual de Gl 3.6-14. E por fim, se empreenderá uma análise teológica do texto, verificando a linguagem da aliança nas declarações de Paulo.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4094384501701626pt_BR
dc.contributor.advisor1Hoefelmann, Verner-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8692969730711420pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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