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dc.creatorKlemz, Charles-
dc.date.accessioned2019-08-13T18:42:51Z-
dc.date.available2019-08-13T18:42:51Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/989-
dc.description124 p.pt_BR
dc.description.abstractThe research theme is the inclusion of people marginalized by their identities that differentiate them from what society considers as standard or normal. Whether by social class, or groups such as people with disabilities, gender, religion and ethnicity, these are just some of those who suffer from the discriminatory look in society and the lack of equity. In fact, they are groups that make up social diversity. In this sense, the bibliographical research seeks, through the formulation of a Transversal Inclusion, show that differences are nothing more than human diversity, something natural. Contributions are sought in Education and Theology, sciences that work with human diversity, to defend the naturalization of diversity from a cross-sectional view of inclusion, that is, a unique conception of inclusion, integrating diversity. This is because, regardless of the excluded identity, the consequence is the same, that is, the exclusion from society. Education and theology do not eliminate differences, on the contrary, they expose experiences and thus help in their naturalization in order to highlight diversity. Education works Transversal Inclusion beginning in the school, with inclusive didactics and methodologies, with curriculum and assessment appropriate to the context of the school community, in addition to having equally inclusive teacher training and mediation. Theology, in turn, acts on spirituality (individual) and the faith community and assists in the integral formation of the human being.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTM;348-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTheologyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTransversal Inclusionen
dc.subjectDiversityen
dc.subjectNaturalizationen
dc.subjectTeologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusão Transversalpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectNaturalizaçãopt_BR
dc.titleInclusão transversal da diversidade humana a partir da perspectiva da educação e da teologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Herbes, Nilton Eliseu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241748367735018pt_BR
dc.contributor.referee2Biehl, Katia Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2685332948385550pt_BR
dc.description.resumoO tema da pesquisa é a inclusão das pessoas marginalizadas pelas suas identidades que as diferenciam daquilo que a sociedade considera como padrão ou normal. Seja pela classe social, ou grupos como o de pessoas com deficiência, de gênero, de religião e de etnia, são apenas alguns dos que sofrem com o olhar discriminatório na sociedade e com a falta de equidade. Na verdade, são grupos que compõem a diversidade social. Nesse sentido, a pesquisa, de cunho bibliográfico, busca, através da formulação de uma Inclusão Transversal, mostrar que as diferenças nada mais são do que a diversidade humana, algo natural. Busca-se na Educação e na Teologia, ciências que trabalham a diversidade humana, aportes para defender a naturalização da diversidade a partir de uma visão transversal da inclusão, ou seja, uma concepção única acerca da inclusão, integradora da diversidade. Isto porque, independente da identidade excluída, a consequência é a mesma, ou seja, a exclusão da sociedade. A Educação e a Teologia não eliminam as diferenças, pelo contrário, expõem as experiências e, assim, auxiliam na naturalização das mesmas a fim de evidenciar a diversidade. A educação trabalha a Inclusão Transversal a partir da escola, com didáticas e metodologias inclusivas, com currículo e avaliação adequados ao contexto da comunidade escolar, além de contar com a formação e a mediação docente igualmente inclusivas. A teologia, por sua vez, atua na espiritualidade (individual) e na comunidade de fé e auxilia na formação integral do ser humano.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638271117297229pt_BR
dc.contributor.advisor1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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