Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/96
Title: O descobrimento do papel do jovem na transformação de sua realidade social e educacional: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Medeiros, Ariel das Neves
metadata.dc.contributor.advisor1: Redin, Euclides
Keywords: Juventude;Educação;Políticas públicas e desafios do século XXI;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Youth;Education;Public policy challenges of the XXI century
Issue Date: 1-Jul-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: MEDEIROS, Ariel das Neves. O descobrimento do papel do jovem na transformação de sua realidade social e educacional: um estudo de caso. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta os resultados e a análise de uma pesquisa realizada com jovens estudantes do Ensino Médio do Município de Sapucaia do Sul, RS. A pesquisa teve como principal objetivo investigar as opiniões desses jovens sobre o papel da escola frente aos desafios do século XXI. Além disso, buscou também caracterizar a juventude e o processo de construção da política de juventude brasileira no período de 1997 a 2007, identificar os desafios percebidos por eles e relacioná-los ao papel da escola, analisar a relação entre o papel desempenhado pelas escolas e seus anseios pessoais e profissionais, bem como propor, a partir dos apontamentos feitos, algumas iniciativas a serem tomadas pelas escolas. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, cujos dados foram coletados a partir da aplicação de questionários. A análise foi feita quantitativa e qualitativamente, a fim de atender aos objetivos da pesquisa. Quanto aos resultados, é possível afirmar que o jovem tem muito a dizer e clamam para serem ouvidos; desejam intervir e contribuir com os rumos da educação e das políticas públicas desse século. Concluiu-se que abrir espaços para o diálogo e permitir que os jovens participem do planejamento e da execução das ações significa ampliar as possibilidades de práticas bem sucedidas, coerentes com os desejos e objetivos pessoais e profissionais dos principais atores desse processo: os estudantes. Por fim, este estudo também deixa claro que a escola do século XXI precisa vincular-se às novas tecnologias e aos meios de comunicação, bem como oportunizar a todos os indivíduos uma educação permanente, conectada ao mundo do trabalho e ao exercício de cidadania.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/96
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
medeiros_an_tmp90.pdf772.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.