Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/94
Title: A presença das religiões na EMARC de Valença
metadata.dc.creator: Lima, Ruy D'oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Sinner, Rudolf Von
Keywords: Educação;Religião;Laicidade;Igreja e estado;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Education;Religion;Secularity;Church and state
Issue Date: 3-Oct-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: LIMA, Ruy D'oliveira. A presença das religiões na EMARC de Valença. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa traz reflexões educacionais e teológicas desenvolvidas em uma escola agrícola do interior da Bahia. A presença das religiões na EMARC de Valença é o foco do trabalho. Naturalmente o assunto não se esgota aqui devido a sua complexidade e por trabalhar duas categorias importantes: educação e religião. Entretanto, fica nossa contribuição para o estado da arte, como um germe, uma provocação para outros estudos sobre a temática. Ao tempo em que executamos o referido, as discussões sobre a exibição de símbolos religiosos em espaços públicos vêm ocupando a mídia, a justiça e as academias brasileiras, sendo objeto de encontro, mesa redonda e congresso específico sobre a questão da laicidade do Estado, religião civil e teologia. Esses aspectos foram abordados durante a pesquisa. O relatório de pesquisa foi construído em três capítulos intitulados: 1. Conhecendo o povo, o local e a escola, 2. Apple: uma análise crítica da educação e 3. Religião, Estado e educação. No primeiro capítulo, foi caracterizado o objeto de pesquisa, suas idiossincrasias e história do povo que habita a região. O segundo capítulo foi dedicado a abordar os teóricos que sustentam o trabalho. No terceiro e último capítulo, apresentamos os resultados da pesquisa e as análises subjacentes a eles.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/94
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lima_rd_tmp87.pdf4.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.