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dc.creatorMussaque, Antónia João-
dc.date.accessioned2019-01-30T12:39:13Z-
dc.date.available2019-01-30T12:39:13Z-
dc.date.issued2018-11-19-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/935-
dc.description89 p.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this paper is to analyze the importance of teaching ethics and citizenship as curricular components in primary education in Angola, a context which for long years has had its development hindered and harmed, first by the devastating effects of the Portuguese colonization imposed on the territory for more than 500 years, second by the bloody civil war which was impetrated soon after Independence in 1975 which lasted almost 32 years and produced extensive damage and destroyed all the physical and institutional structures of the Angolan Society, including the educational sector. Having as an initial point of reference the concepts of Ethics in a general way and of Citizenship as presuppositions for the construction of peace and democracy and observing the current political, economic and social scenario of Angola, we thought that it has become imperious to include ethics and citizenship as curricular components in primary education in Angola as a contribution to the formation of citizens of the present and of the future who need to be critical and able to live respecting diversity, promoting tolerance, peace, equality and universal human rights.pt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;610-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAngolapt_BR
dc.subjectEnsino Primáriopt_BR
dc.subjectÉtica e Cidadaniapt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectPrimary Educationpt_BR
dc.subjectEthics and Citizenshippt_BR
dc.subjectHuman Rightspt_BR
dc.titleÉtica e cidadania na educação primária em Angolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/390614469261947pt_BR
dc.contributor.referee2Nörnberg, Marta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7467574585513397pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a importância do ensino da ética e da cidadania como componente curricular do ensino primário de Angola, um contexto que por longos anos teve o seu desenvolvimento retardado e prejudicado, primeiro pelos efeitos devastadores da colonização portuguesa imposta no território por mais de 500 anos, segundo pela sangrenta guerra civil instalada logo após a independência em 1975, esta que durou quase 32 anos e rendeu prejuízos avultados e destruiu todas as estruturas físicas e institucionais da sociedade angolana, incluindo o setor educacional. Tendo como ponto de referência inicial os conceitos da Ética de modo geral e de Cidadania como pressupostos para a construção da paz e da democracia e, observando o cenário político, econômico e social atual de Angola, pensamos que se torna imperioso a inclusão da ética e cidadania como componente curricular do ensino primário em Angola, como contribuição na formação de cidadãos do presente e do futuro que se requerem críticos e aptos para viver no respeito à diversidade, promovendo a tolerância, a paz, a igualdade e os direitos humanos universais.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2882992298559790pt_BR
dc.contributor.advisor1Zwetsch, Roberto Ervino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795910334550225pt_BR
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