Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/907
Title: O ensino da matemática e a prática do cuidado: caminhos para uma aprendizagem significativa
metadata.dc.creator: Santos, Patrícia Borges dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Matemática;Cuidado;Ensino;Aprendizagem;Mathematics;Care;Teaching;Learning
Issue Date: 2-Jul-2018
Publisher: Faculdades EST
Series/Report no.: TMP;589
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar e discutir a relação discente com a matemática bem como favorecer o aprendizado significativo deste componente curricular, instigando formas para que se tenha uma abordagem mais humana e aprendizagem significativa. É de amplo conhecimento no meio educacional que a matemática, por ser uma ciência exata, metodologicamente adota formas rígidas e, muitas vezes, inflexíveis para sua abordagem, sendo preferencialmente o repasse oral e a prática de exercícios como formas de aprendizagem, tendo estes como alguns dos fatores que distanciam estudantes do universo matemático. Por isso, este trabalho justifica-se pela importância em incluir pessoas ao universo deste componente. Os benefícios deste estudo se concretizam mediante a percepção, entendimento e aceitação de que qualquer pessoa é capaz de aprender matemática, relacionando-se positivamente com ela. Neste intuito, estabelecer e melhorar a relação entre indivíduos e a matemática, é a proposta deste trabalho que aborda a inclusão da história deste componente como forma de situar o estudante no tempo e nas descobertas matemáticas dos povos que viveram na antiguidade. Trata também da importância do cuidado na relação discente - docente como mecanismo facilitador da aprendizagem, humanizando e incluindo pessoas que acreditam não serem capazes de aprendê-la. Também são detalhados alguns aspectos que distanciam estudantes do aprender matemática e algumas sugestões são apresentadas para minimizar estes aspectos. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica e para este trabalho, os estudos embasados nas ideias de Guimarães (2012), Roque (2012), Rooney (2012) e Noddings (2013), Boff (2012). Como desafio, no contexto escolar, os e as docentes necessitarão rever suas práticas, repensar metodologicamente suas ações. Constata-se que a matemática quando abordada de forma prática e dinâmica tem sua imagem de distante e rígida desconstruída e isto contribui sobremaneira para que a aprendizagem se constitua democraticamente.
Description: 74 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/907
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_pb_tmp590.pdfTexto completo368.12 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons