Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/90
Title: Do genérico ao gênero: as experiências masculinas como ponto de partida para o fazer teológico
metadata.dc.creator: Souza, Ezequiel de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ströher, Marga Janete
Keywords: Masculinidades;Experiências masculinas;Teologia e experiências masculinas;TEOLOGIA HISTÓRICO-SISTEMÁTICA;Manliness;Masculine experiences;Theology and masculine experiences
Issue Date: 17-Aug-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: SOUZA, Ezequiel de. Do genérico ao gênero: as experiências masculinas como ponto de partida para o fazer teológico. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação apresenta as transformações que proporcionaram a emergência do campo de estudos das masculinidades, resultado das transformações ocorridas na sociedade e na academia a partir do movimento feminista. Com o acesso das mulheres às diferentes esferas da sociedade, a superioridade masculina foi abalada, gerando a crise do modelo de masculinidade tradicional. As fissuras na masculinidade tradicional evidenciaram a existência de masculinidades alternativas. Olhares sobre as masculinidades desde uma perspectiva interdisciplinar permitem identificar três modelos de interpretação das masculinidades. São modelos construídos a partir da perspectiva da análise e não do conteúdo específico das pesquisas. Identificamos também três dimensões recorrentes nas leituras. Embora sejam complementares, foram separadas a fim de proporcionar uma visão mais detalhada sobre cada dimensão. Os estudos sobre as masculinidades centram sua atenção nos signos sexuais da identidade masculina, relacionando as outras dimensões ao falocentrismo e à libido dominandi. Por fim, sistematiza o modo como a teologia tem trabalhado com as masculinidades, fim de identificar qual o papel que a experiência ocupa no fazer teológico.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/90
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
souza_e_tm210.pdf586.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.