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dc.creatorCarvalho, Patrícia Pinto Araújo de-
dc.date.accessioned2018-07-17T19:46:00Z-
dc.date.available2018-07-17T19:46:00Z-
dc.date.issued2018-01-08-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/893-
dc.description68 p.pt_BR
dc.description.abstractChanges in eating habits are leading to eating ever more processed and industrialized foods. People no longer have sufficient daily time to prepare foods in the traditional manners due to changes in their routines, it being common to eat meals out of the home. This rapid change has become a theme of interest for papers of scientific investigation. Studies show the ever earlier emergence of illnesses related to eating habits, including in children. Adequate eating habits have an important role in the physiological responses to the growth and development of the organism as a whole. Some nutrients bring in their composition indispensable elements to the formation of bones, muscles, teeth and brain for each phase of life. Many times, the substitution of traditional foods with industrialized foods leads to consuming foods with less nutritional value. This paper sought to investigate the main motives which lead children, in present times, to eat in an inadequate way and at the same time to know the impacts generated on their health. Thus, we carried out a bibliographic research in books, electronic journals and scientific works, seeking answers to the problems observed. The results obtained show that the main factors which contribute to bad eating habits in children are acquired in family relations, in the inadequate criteria used by them and in the lack of care of the parents as to the choice of the foods, and also due to the facilitated access to industrialized products and to those offered by the media. There is consensus as to the understanding of the determining factors, to propose effective educational processes with regard to the eating patterns of the child.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;557-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDIMENSÕES DO CUIDADO E PRÁTICAS SOCIAISpt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectNourishmentpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectCarept_BR
dc.titleComportamento alimentar de crianças na atualidade: um estudo sob a perspectiva do cuidadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Gaede Neto, Rodolfo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8020748256904139pt_BR
dc.description.resumoAs mudanças nos hábitos alimentares estão fazendo com que os alimentos sejam consumidos cada vez mais processados e industrializados. As pessoas não dispõem de tempo diário suficiente para preparar alimentação na maneira tradicional devido a mudanças nas suas rotinas, sendo comum fazerem refeições fora de casa. Essa mudança rápida tornou-se tema de interesse para os trabalhos de investigação científica. Estudos mostram o surgimento de doenças relacionadas à alimentação cada vez mais cedo, inclusive em crianças. A alimentação adequada possui importante papel nas respostas fisiológicas ao crescimento e desenvolvimento do organismo como um todo. Alguns nutrientes trazem em sua composição elementos indispensáveis à formação de ossos, músculos, dentes e cérebro para cada fase da vida. Muitas vezes a substituição de alimentos tradicionais por industrializados leva ao consumo de alimentos com menor valor nutricional. Este trabalho procurou investigar os principais motivos que levam as crianças, atualmente, a se alimentarem de forma inadequada e ao mesmo tempo saber os impactos gerados a sua saúde. Assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas eletrônicas e trabalhos científicos, procurando mostrar respostas aos problemas observados. Os resultados obtidos evidenciam que os principais fatores que contribuem para maus hábitos alimentares em crianças são adquiridos nas relações familiares, nos critérios inadequados utilizados por elas e na falta de cuidado dos pais quanto à escolha dos alimentos, como também pelo acesso facilitado aos produtos industrializados e oferecidos pela mídia. É consenso o entendimento dos fatores determinantes, para se propor processos educativos efetivos com relação ao padrão alimentar da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466786197890646pt_BR
dc.contributor.advisor1Schaper, Valério Guilherme-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516948733028434pt_BR
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