Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/867
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRoldan, Rosângela Ramos-
dc.date.accessioned2018-05-21T14:39:22Z-
dc.date.available2018-05-21T14:39:22Z-
dc.date.issued2018-01-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/867-
dc.description80 p.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is stimulated by the reflection about formation and teaching work for the curricular component of Religious Education, having in view the questionings and changes that have taken place in the teaching practice. The study has as its focus the formation and work of teachers of religious education who work in spaces of public and private schools. In this sense, there is a need to understand the national legislation and other documents which guide the teaching practice in the daily life of the classes of Religious Education. The methodological procedures considered necessary, regarding the goal of the research, were made up of bibliographic and documental research. The results pointed to the need for specific training for teachers who teach the curricular component of religious education so as to make possible action in conformity with the lay proposal of Brazil, as well as qualified in the formation for citizenship contributing to the construction of a more equalitarian society.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;542-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpt_BR
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAtuação docentept_BR
dc.subjectReligious educationen
dc.subjectTeacher formationen
dc.subjectTeaching worken
dc.titleFormação e atuação docente no ensino religiosopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/390614469261947pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é estimulado pela reflexão sobre a formação e atuação docente para o componente curricular do Ensino Religioso, tendo em vista os questionamentos e mudanças ocorridas na prática docente. O estudo tem como foco a formação e a atuação dos professores e das professoras de ensino religioso que trabalham em espaços de escolas públicas ou privadas. Nesse sentido, há necessidade de se comprender a legislação nacional e outros documentos que norteiam a prática docente no cotidiano das aulas de Ensino Religioso. Os procedimentos metodológicos considerados necessários face ao objetivo da pesquisa constituíram-se de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontaram para a necessidade de formação específica do professor e da professora que leciona o componente curricular do Ensino Religioso a fim de possibilitar uma atuação em conformidade com a proposta laica do Brasil, bem como qualificada na formação para a cidadania, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8371862022437445pt_BR
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
roldan_rr_tmp542.pdfTexto completo466.19 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons