Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/86
Title: Identidade docente: o sentido de ser docente e a significação da sua escolha
metadata.dc.creator: Griebeler, Jussara Wilborn
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachs, Manfredo Carlos
Keywords: Escolha;Permanência;Docência;Vínculo afetivo;Identidade e sentido;Choice;Permanence;Teaching;Emotional bonds in education;Knowledge and teaching identity;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO
Issue Date: 7-Aug-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: GRIEBELER, Jussara Wilborn. Identidade docente: o sentido de ser docente e a significação da sua escolha. 2009. 174 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa estudar e refletir sobre a identidade docente. O tema é bastante amplo e de extrema relevância, uma vez que a sua discussão não costuma fazer parte do cotidiano da escola. A investigação procurou delinear o que leva uma pessoa a escolher a docência como uma profissão, manter-se nela por um longo período de sua vida e ainda demonstrar através do olhar um brilho quando a ela se refere. Por conseguinte, observar através dos dados obtidos com os docentes envolvidos na pesquisa o que o motiva, o que incita o educador a realizar a sua atividade, o significado e o sentido de ser docente. A pesquisa conta com a participação de educadores da rede municipal de ensino de Estância Velha, e no contato com estes profissionais evidenciou-se, através de suas respostas, que não há como fazer uma separação entre a sua história de vida e suas representações e saberes, e como estas questões refletem pelas suas atitudes no cotidiano escolar, nas diferentes relações. A análise da problemática foi aprofundada através de leituras que consideram a questão da opção pela carreira docente, o modo como o profissional constrói a sua identidade docente. Foram de extrema valia os textos de Miguel Arroyo, Antonio Nóvoa, Selma Garrido Pimenta, Maurice Tardif, José Carlos Libâneo, entre outros. Não há a pretensão de esgotarmos a reflexão sobre o assunto nesta dissertação, no entanto, é um ponto de partida para o entendimento da relação do profissional da área da educação com a sua atividade docente, de forma que possa ser aproveitado nos estudos e reflexões que visam à melhoria da educação.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/86
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
griebeler_jw_tm207.pdf889.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.