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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/856
Title: | A educação enquanto sensibilização para a vida: uma perspectiva fenomenológica da EJA |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Guilherme Neto Ferreira de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Wondracek, Karin Hellen Kepler |
Keywords: | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Educação de jovens e adultos;Fenomenologia da vida;Afetividade;Teologia;Diálogo e cultura;Ética;Education of youth and adults;Phenomenology of life;Affection;Theology;Dialog and culture;Ethics |
Issue Date: | 24-Jan-2018 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TMP;541 |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa busca estabelecer um diálogo entre a fenomenologia da Vida de Michel Henry e a educação, sobretudo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A fenomenologia da Vida entende a Afetividade como condição essencial do ser humano e parte desse paradigma para compreender a educação enquanto ação sensibilizadora, que busca o desenvolvimento das potencialidades de todos os envolvidos, propiciando o encontro desses sujeitos com a Vida. A introdução apresenta a relação entre a Educação de Jovens e Adultos e a fenomenologia da Vida, pensando as possíveis contribuições para as práticas educativas na EJA. O primeiro capítulo aborda os sujeitos que compõem o cotidiano das escolas, pensando a escola como um lugar de encontros e desencontros que, por vezes, obstaculizam a presença da vida em sua plenitude. A fenomenologia da Vida possibilita um novo olhar para o ser humano, capaz de contribuir para o desenvolvimento dos processos e práticas educativas na EJA. O segundo capítulo trata do enriquecimento mútuo que pode ser estabelecido em uma educação que valorize docentes e discentes, bem como toda a comunidade escolar. É estabelecida uma aproximação entre os pensamentos de Michel Henry e Paulo Freire, ambos pensadores da Vida enquanto práxis encarnada no cotidiano de homens e mulheres de todas as idades. Também é apresentada a dimensão teológica presente na obra dos autores. No terceiro capítulo é destacada a relação entre educação e ética, o que torna possível o encontro e o diálogo entre pessoas de diferentes culturas a partir do respeito às subjetividades e da valorização da diversidade na construção comunitária de relações que potencializam a Vida. |
Description: | 85 p. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/856 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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