Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/84
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPurificação, Marcelo Máximo
dc.date.accessioned2016-07-25T15:15:28Z-
dc.date.available2009-10-21
dc.date.available2016-07-25T15:15:28Z-
dc.date.issued2009-06-30
dc.identifier.citationPURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo. A influência do ensino religioso e da educação no processo de reintegração de menores em situação de vulnerabilidade social. 2009. 56 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/84-
dc.description.abstractThe crossing between Religious Teaching and politics in education context is undoubtedly an essential theme for social sciences. The present research will serve as pedagogic support for teachers of Religious Teaching and for other professionals who work directly on the resocialization of children and teenagers who live in a situation of social vulnerability. The first part approaches the historicity of Religious Teaching in Brazil, specially, in the State of Goiás, presenting curricular aspects of the discipline and teachers' formation. The second part approaches kids and teenagers who live in a risk situation and shows some social aspects linked to street kids history, delineating the role of the family and social and ethical conceptions. It culminates in legal aspects. In sequence, the research ends exposing the collected data in three areas: the Religious Teaching; the problematization of children and teenagers who live in a situation of social vulnerability and the reintegration process of these kids.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Religiosopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectVulnerabilidade socialpor
dc.subjectReintegraçãopor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIApor
dc.subjectReligious educationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSocial vulnerabilityeng
dc.subjectReintegrationeng
dc.titleA influência do ensino religioso e da educação no processo de reintegração de menores em situação de vulnerabilidade socialpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
dc.description.resumoO cruzamento entre o Ensino Religioso, no âmbito educacional, e as políticas públicas, sem sombra de dúvidas, é uma temática essencial para as ciências sociais. A presente pesquisa servirá como suporte pedagógico para os professores de Ensino Religioso e para os demais profissionais que trabalham diretamente com a ressocialização de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A primeira parte aborda a historicidade do Ensino Religioso no Brasil, sobretudo, no Estado de Goiás, apresentando aspectos curriculares da disciplina e a formação dos professores desta área do saber. Em seguida, aborda a criança e o adolescente em situação de risco, mostrando alguns aspectos sociais ligados à história dos meninos e meninas de rua, delineando o papel da família e as concepções sociais e éticas, culminando com os aspectos legais. Na seqüência, o fechamento da pesquisa se dá com o levantamento dos dados, nos três eixos: o Ensino Religioso; a problematização dos menores em situação de vulnerabilidade social; e a reintegração de jovens.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5221482223498714por
dc.contributor.advisor1Ströher, Marga Janete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9377539583841202por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
purificacao_mm_tmp82.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.