Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/83
Title: Educação infantil e religiosidade
metadata.dc.creator: Santos, Antonia Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Redin, Euclides
Keywords: Religiosidade;Educação Infantil;Papel pedagógico do professor;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Religiosity;Elementary education;Teacher s pedagogical role
Issue Date: 31-Aug-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: SANTOS, Antonia Pereira dos. Educação infantil e religiosidade. 2009. 63 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação busca caracterizar a necessidade da religiosidade como parte integrante do ensino nas escolas que oferecem a primeira etapa do ensino na Educação Básica. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, percebemos a importância de um trabalho voltado para a construção da cidadania do sujeito, envolvendo não só a estruturação do ser em desenvolvimento, mas também o despertar da ação humana para conviver melhor em sociedade. Na esfera da educação, muito se tem para dividir, inclusive a maneira como cada um percebe a existência divina no cotidiano, seja na escola, na família, na igreja ou em qualquer lugar onde estiver e com quem conviver. As informações aqui apresentadas oferecem aos profissionais de Educação Infantil uma reflexão acerca de seu fazer educativo com crianças de zero a seis anos. A religiosidade na e da criança é diferente na e da pessoa adulta. Neste sentido, faz-se necessário repensar a prática pedagógica em todos os espaços onde a Educação Infantil é oferecida. A dissertação divide-se em três capítulos, o primeiro apresenta as considerações sobre a função da escola na vida da criança, o segundo enfoca a importância da religiosidade na formação do ser em desenvolvimento e, por fim, o terceiro trata da necessidade da contribuição da família junto à escola na formação da religiosidade da criança enquanto sujeito em formação.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/83
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
santos_ap_tmp86.pdf323.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.