Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/80
Title: A didakhe kaine de Jesus: um ensaio exegético de Mc 1.21-28
Other Titles: Didakhe kaine of Jesus: an exegetical essay on Mk 1:21-28
metadata.dc.creator: Lira, David Pessoa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ströher, Marga Janete
Keywords: Marcos 1;Jesus Cristo - Pessoa e missão;Didakhe kaine;Mark 1;Jesus Christ - Person and office;Didakhe kaine;BÍBLIA
Issue Date: 22-Aug-2006
Publisher: Faculdades EST
Citation: LIRA, David Pessoa de. Didakhe kaine of Jesus: an exegetical essay on Mk 1:21-28. 2006. 90 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é resultado de um processo de pesquisa na área de Bíblia. Um estudo exegético do novo ensino de Jesus com base no Evangelho segundo Marcos 1.21-28. Inicialmente, é feita uma análise a partir do método histórico-crítico, seguindo os passos deste método: tradução do texto original, do grego para o vernáculo; análise textual da fraseologia "didachê kainê kat exousían" [grego]. A análise literária procura definir os limites e os elementos constitutivos da perícope; finalizando a primeira parte do trabalho com análises de redação e de forma. Na segunda parte do trabalho, foi feita uma pesquisa do ambiente histórico do tempo de Jesus: uma pesquisa de elementos que pertencem à história, tais como sinagoga, Cafarnaum e escribas. Na última parte do trabalho, são destacadas algumas importantes características de Jesus como professor, mostrando semelhanças e diferenças de sua prática de ensino em relação à prática de ensino dos escribas e fariseus. É igualmente apresentada a atuação de Jesus mediante a Lei e a Tradição, bem como uma análise sobre o que consiste a práxis de Jesus que mereça atenção especial e sirva de modelo para a prática do(a) professor(a), do(a) educador(a) popular até os dias de hoje, como propõe a contextualização apresentada ao final deste trabalho.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/80
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lira_dp_tm145.pdf489.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.