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dc.creatorGoulart, Carla Gobbato-
dc.date.accessioned2017-09-29T19:53:31Z-
dc.date.available2017-09-29T19:53:31Z-
dc.date.issued2017-06-30-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/793-
dc.description101 p. : il.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzed the practices of Knowledge Management, in light of ethical principles, in the “X” company, an organization of which the author of this thesis is part of the body of collaborators. To facilitate the understanding of relevant aspects of this study, one sought to answer the following question: In what way do the ethical principles manifest themselves in the practices of Knowledge Management in the “X” company? The analysis of this issue was the main goal of this investigation of which the specific goals were focused on describing the practices of Knowledge Management of the “X” company; analyze if the practices of the Knowledge Management of the “X” company are backed by ethical principles; reflect on the relevance of the ethical principles for the operationalization of the practices of Knowledge Management; and identify the way of contemplating the ethical principles in underlying processes of the practices of Knowledge Management. The research was conducted through a case study, through direct observation, participant observation, bibliographic research, documental research, and was made up of three chapters, the first being of Practices of Organizational Knowledge Management; the second about Reflections about Ethics and the third and last about Analysis and Discussions of Results. In the first stage, the emergence of knowledge and the processes of creation of knowledge were presented. The tools which instrumentalize the management and the sharing of knowledge in the companies, and finally the practices of Knowledge Management in the organizations were presented. In the second chapter of this study the theoretical bases of Ethics were reviewed, passing through its emergence, its social value, the moral underlying values of the universal ethical principles and the ethical principles in Knowledge Management. And the last and third part was the analysis and discussions of the results of the research in the “X” company, in which the empirical evidences were collected based on the documents of the company. In the last chapter of the work the reflection resulting from the analysis of the results of the empirical research, in light of the reviewed theoretical sources was carried out.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;515-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpt_BR
dc.subjectPráticas de gestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectPrincípios éticospt_BR
dc.subjectPractices of knowledge managementen
dc.subjectEthical principlesen
dc.titleAnálise das práticas de gestão do conhecimento, à luz de princípios éticos, na empresa “X”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Reblin, Iuri Andréas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4008773551065957pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisou as práticas de Gestão do Conhecimento, à luz de princípios éticos, na empresa “X”, organização da qual a autora desta dissertação faz parte do corpo de colaboradores. Para facilitar a compreensão de aspectos relevantes acerca desse estudo, buscou-se responder à seguinte questão: De que forma os princípios éticos se manifestam nas práticas de Gestão do Conhecimento na empresa “X”? A análise dessa questão constituiu o objetivo geral desta investigação, cujos objetivos específicos se detiveram em descrever as práticas de Gestão do Conhecimento na empresa “X”; analisar se as práticas de Gestão do Conhecimento na empresa “X” estão respaldadas em princípios éticos; refletir sobre a relevância dos princípios éticos para a operacionalização das práticas de Gestão do Conhecimento na empresa “X” e identificar a forma de contemplar os princípios éticos em processos subjacentes às práticas de Gestão do Conhecimento. A pesquisa foi conduzida por intermédio de estudo de caso, observação direta, observação participante, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, e foi constituída de três capítulos, sendo o primeiro sobre As Práticas de Gestão do Conhecimento organizacional; o segundo sobre Reflexões acerca da Ética e o terceiro e último sobre a Análise e Discussão dos Resultados. Na primeira etapa, foram relatados o surgimento do conhecimento e os processos de criação do conhecimento. Também foram apresentadas as ferramentas que instrumentalizam a gestão e o compartilhamento do conhecimento nas empresas, e finalmente as práticas da Gestão do Conhecimento nas organizações. No segundo capítulo deste estudo foram revisadas as bases teóricas acerca da Ética, passando por seu surgimento, seu valor social, os valores morais subjacentes aos princípios éticos universais e os princípios éticos na Gestão do Conhecimento. E a última e terceira parte foi a análise e discussão dos resultados da pesquisa na empresa “X”, em que foram coletadas as evidências empíricas com base nos documentos da empresa. No último capítulo do trabalho foi realizada a reflexão decorrente da análise dos resultados da pesquisa empírica, à luz das vertentes teóricas revisadas.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3955330943661078pt_BR
dc.contributor.advisor1Schreiber, Dusan-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5088882022022801pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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