Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/787
Title: | Atitudes de alteridade de docentes, em sala de aula do ensino superior, no contexto de inclusão de discentes com deficiências |
metadata.dc.creator: | Uchoa, Antonio Ribeiro |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
Keywords: | RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Alteridade;Valores;Atitude;Diversidade;Otherness;Values;Attitude;Diversity |
Issue Date: | 5-May-2017 |
Publisher: | Faculdades EST |
Series/Report no.: | TD;163 |
metadata.dc.description.resumo: | A presente tese aborda as atitudes de alteridade do(a) docente em sua prática pedagógica, no contexto de inclusão de discentes com deficiências, como uma possibilidade de mudança necessária para recuperar a percepção humana e ética que dá sentido à ação educativa. O conceito de alteridade é utilizado a partir da perspectiva ética em Emmanuel Lévinas, que prioriza o sentido do humano e vislumbra a possibilidade de uma relação de igualdade entre o Mesmo e o Outro. A noção pedagógica de alteridade refere-se ao encontro face-a-face com o Outro-discente, como elemento que está na base de toda a experiência educativa e que consiste em transformar o tradicional olhar objetivador em um novo olhar sensível, ao qual se seguem atitudes de responsabilidade, afetividade e acolhimento desse Outro em todo o processo educativo. Inicialmente apresentamos um panorama histórico das dificuldades da inclusão de pessoas com deficiência em nossa sociedade, a complexidade do trato pedagógico com a diversidade e a importância do acolhimento das pessoas com deficiência no contexto da sala de aula. Em seguida refletimos as atitudes de alteridade do(a) docente como elemento indispensável a uma prática pedagógica, que percebe o Outro discente em sua ampla diversidade e sua plena dignidade. Abordamos a ética da alteridade em Lévinas com o objetivo de aproximar aspectos de seu pensamento à práxis pedagógica em sala de aula, extremamente carente da dimensão ética no processo de ensinar e aprender, e refletimos as dificuldades pedagógicas na prática da alteridade e as possibilidades de sua inserção nas relações educativas. Em seguida discorremos sobre a temática valores humanos, refletindo a dimensão axiológica do ser humano e sua noção de escolha pelos valores morais, éticos, estéticos e espirituais, com a intenção de trazer um pouco de compreensão e reflexão a essas questões tão contraditórias em nossa sociedade. Abordamos também o conceito de atitude social, sua formação, o processo de mudanças de atitudes, as atitudes de preconceito e seu fundamento teórico. Em seguida descrevemos os procedimentos metodológicas desta pesquisa, na mensuração das atitudes de alteridade do(a) docente em sua prática pedagógica, com a utilização de questionários do tipo Likert, e executamos os procedimentos para análise dos dados coletados. Finalmente, tratamos das conclusões dessa pesquisa, fazendo uma análise dos objetivos alcançados, das limitações encontradas e as recomendações pertinentes. |
Description: | 190 p. : il. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/787 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
uchoa_ar_td163.pdf | Texto completo | 1.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.